Gaspar participa da campanha Dezembro Vermelho
Objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção contra o vírus do HIV e outras ISTs
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) inicia a mobilização do Dezembro Vermelho, mês da campanha nacional de prevenção ao vírus do HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Neste sábado, dia 3 dezembro, será realizado o DIA D da campanha, na Unidade de Saúde do Centro, com testagem em livre demanda, das 8h às 15h.
Nos demais dias, a ação ocorre no SAE, localizado na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi, com atendimentos das 7h às 17h, sem intervalo, até o dia 15 de dezembro. Durante esse período, profissionais de saúde realizarão um mutirão de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites. O objetivo da campanha é atrair a população para a realização destes testes simples e levar a saúde sexual a sério, quando realiza orientações sobre a prevenção e cuidados com as ISTs.
O local possibilita o diagnóstico oportuno de HIV/Aids, com oferta de testes e serviços ambulatoriais especializados. Todo o processo é sigiloso e o resultado sai em até 30 minutos. O atendimento envolve, ainda, o aconselhamento pós-teste, no qual o profissional tira dúvidas sobre o resultado e faz os devidos encaminhamentos para os casos diagnosticados reagentes.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, neste ano foram registrados 21 novos casos de HIV/AIDS, além disso, cerca de 200 pacientes são atendidos mensalmente pelo SAE. Além da ampliação do atendimento durante a Campanha do Dezembro Vermelho, a Secretaria de Saúde realiza diariamente os exames rápidos ISTs nas próprias Estratégias Saúde da Família (ESFs) dos bairros e faz a entrega de preservativos.
O secretário de Saúde, Francisco Júnior Hostins, destaca que todos serão bem vindos. “Aqueles que estiverem em risco recente ou tiverem relações sem preservativos devem procurar atendimento, realizar exames, sem nenhum receio. Todos serão muito bem acolhidos pelas nossas equipes. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo conseguimos realizar um tratamento adequado e garantir uma melhor qualidade de vida para esse paciente”, pontua o secretário.
PREVENÇÃO
O uso correto dos preservativos é a melhor maneira de se prevenir de todas as ISTs. Os preservativos são distribuídos gratuitamente nas ESFs e na Policlínica.
Além disso, o SAE disponibiliza gratuitamente as novas estratégias de prevenção ao HIV: A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP). A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste ingestão diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV. Quando tomada diariamente a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo.
Já a PEP é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras ISTs. Consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como violência sexual; relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento), entre outras.
Para que se tenha efeito, o tratamento deve iniciar no máximo em até 72 horas após a possível exposição de risco. A profilaxia deve ser realizada por 28 dias e a pessoa tem que ser acompanhada pela equipe de saúde, inclusive após esse período realizando os exames necessários.
Tanto a PrEP quanto a PEP estão disponíveis em no SAE, de forma totalmente gratuita. Qualquer pessoa pode procurar pelo serviço no prédio da Policlínica, que fica na Rua Av. Olga Wehmuth, 151, Bairro Sete de Setembro. A PEP também é distribuída no Hospital de Gaspar.