Gaspar reconhece alunos com melhor desempenho no Conexão 180º

Mais de 80 estudantes da rede municipal receberam certificados e medalhas

Como resultado das ações pedagógicas realizadas durante o ano, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, homenageou os alunos das turmas de do 4º, 5º, 8º e 9º ano das escolas da rede municipal de ensino, que obtiveram os melhores resultados durante a aplicação do programa Conexão 180º. Ao todo, cerca de 80 alunos receberam medalhas e certificados de “Aluno Destaque” e dois alunos receberam troféus por terem alcançado a maior média do programa.

Os alunos Arthur Pereira, da EEB Norma Mônica Sabel do 9º ano e Leonardo Eron Seefeld, da EEB Profª. Dolores Kraus do 5º ano obtiveram as médias gerais mais altas de todos os dois mil alunos. O evento foi realizado no Salão Cristo Rei, na quinta-feira, dia 1º de dezembro. A entrega das medalhas foi realizada pelo prefeito Kleber Wan-Dall, secretário de Educação e representantes da Câmara de Vereadores de Gaspar.

O diagnóstico do Conexão 180º foi aplicado para mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes homenageados se sobressaíram nos diagnósticos que compreende em uma prova que avalia o nível de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental, em relação às competências e habilidades em português e resoluções de problemas matemáticos.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destacou que o reconhecimento de ‘Aluno Destaque’ é uma maneira da prefeitura reconhecer os esforços dos alunos e dos professores. “Estamos celebrando as conquistas dos nossos alunos e o esforço que nossos professores têm com o compromisso da educação. Sei que esse dia será importante pra formação de cada um deles que receberam medalhas e certificados. Espero que no próximo ano tenhamos cada vez mais alunos destaques”, pontua o prefeito.

Para que os alunos tenham êxito, o secretário de Educação, Emerson Antunes, comenta sobre os investimentos em capacitação de professores e desenvolvimento de projetos pedagógicos. “É uma festa que motiva nossos estudantes em estudar cada vez mais. Temos como foco maior o desempenho e a melhoria da educação para que nossos alunos tenham sucesso. É por eles que estamos aqui, buscando sempre aprimorar as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala”, conta o secretário.

Conexão 180º

O Conexão 180º é um programa que foi implementado em 2021, que tem como objetivo instigar professores em relação às matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), para planejar e desenvolver ações com os alunos. Além disso, o projeto propõe aos alunos do 5º e 9º anos novas rotinas de estudos, a fim de identificar possíveis fragilidades e aumentar as potencialidades de cada estudante da rede municipal de ensino.

Divido em quatro etapas, o projeto inicia com a fase de diagnóstico, realizada pelos diretores e coordenadores de cada instituição de ensino, essa etapa inclui familiares, professores e alunos. A segunda etapa é a realização de questões de matemática e língua portuguesa, elaborada por turma. A terceira etapa é a avaliação do diagnóstico e, aplicação de avaliações. E por fim a última etapa é uma avaliação do percentual de frequência dos estudantes das turmas durante a aplicação do diagnóstico.