Gaspar ativa abrigo no Santa Terezinha

Defesa Civil de Gaspar já atendeu 60 ocorrências entre segunda e terça (19 e 20) e segue monitorando a situação

Gaspar segue em estado de alerta para alagamentos e deslizamentos devido às fortes chuvas que atingem a região. Na manhã desta terça-feira, dia 20, a Defesa Civil ativou o abrigo na Comunidade Santa Terezinha para receber duas famílias que tiveram as residências atingidas. A cidade registrou uma média de 100mm de chuva em 6 horas. Até as 12h desta terça-feira foram registradas 60 ocorrências, sendo deslizamentos de terra e alagamentos em via pública.

“É importante esclarecer para a população que os alagamentos são resultantes de enxurradas e não de enchente ou de obstrução de sistemas de drenagem. As enxurradas acontecem quando há um grande volume de chuva em um curto período de tempo, o que impede o escoamento normal da água. Por isso, pedimos atenção aos moradores, pois podem ser registradas ocorrências em várias regiões”, explica a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza.

Os bairros mais atingidos até o momento são: Bateias, Barracão, Arraial, Bela Vista, Margem Esquerda e Belchior. Por conta dos alagamentos em vias públicas, o transporte coletivo municipal sofrerá alterações nas linhas Óleo Grande, Hotel Fazenda, Arraial, Gasparinho e Águas Negras. A coleta de lixo também segue prejudicada por conta dos alagamentos, por isso, o SAMAE pede que as pessoas não depositem lixo nas ruas.

O GRAC – Grupo de Ações Coordenadas foi acionado e deve se reunir na tarde desta terça-feira para avaliar a situação e encaminhar ações conjuntas. Devido aos alagamentos e residências isoladas, o Corpo de Bombeiros também têm sido acionado para auxiliar cidadãos em situação de emergência. De acordo com o boletim, oito pessoas que estavam ilhadas foram resgatadas.

Os agentes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco e atendendo ao registro de ocorrências através do telefone 199. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado em caso de emergências pelo telefone 193. Por enquanto, não há risco de enchente, no entanto, os níveis do rio Itajaí-Açú seguem sendo monitorados, uma vez que chove em toda a região.

VIAS AFESTADAS

Interditada por deslizamento:
Rua Antônio Benedito de Amorim, Belchior Baixo
Rua Coral de Minas, Gaspar Grande
Rua Vidal Flávio Dias, Belchior Baixo (prox. à divisa com Blumenau)

Passagens bloqueada por alagamentos:
Rua Frei Solano esquina com a Porcínio Luiz da Silva, Gasparinho
Rua José Junges, Arraial D’Ouro (em diversos pontos)
Rua Vidal Flávio Dias, Belchior Baixo (em diversos pontos)
Rua Joaquim Alves de Andrade, Lagoa
Rua Prefeito Leopoldo Schramm, Gaspar Grande