Novos diretores da rede municipal de ensino são empossados

Cerimônia foi realizada na noite de quinta-feira, dia 19

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação empossou, na noite de quinta-feira, dia 19, 32 novos diretores das escolas, Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cerimônia foi realizada na Associação Seara (Bunge).

Todos os profissionais diplomados cumpriram os requisitos e etapas do Processo de Qualificação para o exercício da função de Diretor Escolar, conforme a portaria Nº 7.543/2022. Neste modelo, os profissionais passaram por um rigoroso processo seletivo, com aplicação de provas, apresentação de títulos, formações, e a apresentação de um plano de gestão escolar para a comunidade escolar.

O processo foi conduzido por meio de edital. A seleção foi coordenada por uma comissão formada por membros da Secretaria de Educação, Fazenda e Gestão Administrativa, Procuradoria Geral, Conselho Municipal de Educação, pais e alunos matriculados na rede municipal e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar – SINTRASPUG.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância do diretor no andamento da educação de qualidade. “O diretor é um líder. São eles que conectam a secretaria de educação, com os anseios de pais, alunos, comunidade e prefeitura. Agradeço à todos pela coragem de estar a frente de uma instituição e acreditamos que cada um desses gestores eleitos está à altura dos desafios vividos nas nossas escolas, para que juntos possamos melhorar ainda mais a qualidade de ensino do nosso município”, pontua o prefeito.

A solenidade contou com a participação do prefeito Kleber Wan-Dall, secretário de Educação Emerson Antunes, representantes da Câmara de Vereadores de Gaspar, profissionais da educação e comunidade.

Processo de Qualificação

O Processo de Qualificação para o exercício da função de Diretor Escolar das instituições de ensino mantidas pela Rede Pública Municipal tem por princípios a gestão democrática do ensino público, compromisso com o protagonismo do estudante em todo processo escolar, cidadania, dignidade da pessoa humana, pluralismo político, igualdade perante a lei, valorização dos profissionais da educação, promoção da integração instituição de ensino/comunidade, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e melhoria da qualidade social da educação básica pública.

Foto: Cinara Muller