Prefeitura amplia atendimento na Unidade de Saúde Centro

A partir de segunda-feira a unidade atende casos ambulatoriais das 16h30 até as 20h

A partir de segunda, dia 6 de fevereiro, a Unidade de Saúde Centro terá ampliação do horário de atendimento. Agora, das 16h30 às 20h serão atendidos casos ambulatoriais de segunda a sexta-feira. A medida foi tomada após a grande procura por atendimento, durante o período de férias coletivas, em que mais de 18 mil procedimentos foram realizados e para auxiliar na demanda do Hospital de Gaspar.

A Unidade do Centro atenderá exclusivamente pacientes vinculados à Estratégia Saúde da Família ESF Centro, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Após esse horário, toda a população será atendida por livre demanda. Ou seja, antes das 16h30 a população deve procurar a ESF do seu bairro, após esse horário, a unidade atenderá qualquer pessoa.

Os atendimentos que serão ofertados no local serão aqueles que necessitam de atendimento médico ou de enfermagem, como por exemplo: sintomas gripais, dor abdominal, febre, vômito, diarréias, queixas urinárias, entre outros. Em casos de urgência e emergência o paciente deverá procurar atendimento no Hospital de Gaspar.

A ampliação do horário possibilita dar maior assistência aos cidadãos, principalmente aqueles que trabalham durante o dia e ficam impossibilitados de buscar atendimento. O objetivo da gestão municipal é ampliar as possibilidades para os gasparenses cuidarem da saúde.

Para o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, a ação irá, por exemplo, dar apoio ao Hospital de Gaspar. “Essa medida tem como objetivo facilitar e melhorar ainda mais o atendimento na área de saúde da população. Com isso, vamos ajudar o Hospital de Gaspar, já que os pacientes que não precisam de atendimento imediato poderão procurar a unidade central “, explica o secretário. Segundo Júnior, esse é um projeto piloto que poderá ser ajustado conforme a procura e demanda.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, a ampliação do horário na ESF é mais uma importante conquista para a população. “Sempre oferecemos toda a atenção necessária para a saúde em Gaspar. Ações como essa, ajudam a melhorar a realidade das pessoas. Nossa cidade está inovando e entendemos que essa ampliação da oferta de serviços de saúde trará inúmeros benefícios à população, além de um grande impacto social, pois irá possibilitar horários mais flexíveis à população” finaliza o prefeito.