Crianças aproveitam as férias no mundo da leitura em Gaspar

Cerca de 120 pessoas participaram das ações culturais na Biblioteca Municipal

Um mergulho no universo de contos, fábulas, poesias, teatro, música e muita cultura. Essa foi a experiência vivenciada por 120 pessoas que participaram de mais uma edição do “Férias com Histórias é Muito Melhor”, promovido pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Cultura e Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostins.

O evento foi realizado nos dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro, e contou com a participação de crianças, pais e responsáveis, que aproveitaram o período de férias escolares para participar das ações culturais. Toda a programação foi apresentada de forma gratuita e aberta para a comunidade em geral.

O evento contou com a participação do grupo ‘Amigos da Leitura’, que possui certificado internacional do programa “O Brasil que lê” realizado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO. Durante os dois dias evento, o grupo apresentou diversas histórias, com muita música, teatro e surpresas pra quem participou dos encontros.

De acordo com a diretora da Biblioteca, Lúcia Kistner, a ação teve como objetivo promover entretenimento para as crianças durante o período de férias. “O objetivo foi gerar entretenimento de forma que as crianças participem de atividades lúdicas, literárias e proporcionem uma convivência em grupo. Além disso, foi um momento que as crianças tiveram acesso à leitura e cultura, de forma totalmente gratuita e se preparam de certa forma para voltar às aulas”, explica a diretora.

Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin

Desde que foi inaugurada, em março de 1975, a Biblioteca Municipal de Gaspar atravessou o tempo e ajudou a formar uma geração de leitores. Hoje, as prateleiras do local comportam um acervo com mais de 56 mil livros, entre best-sellers, clássicos da literatura nacional e internacional, romances históricos, gibis, revistas, entre outros gêneros literários.

A Biblioteca dispõe ainda da ‘Bebeteca’, um espaço destinado à primeira infância (até três anos), onde a sensibilização para leitura é importante para a formação de leitores competentes nas fases posteriores. Obras em braile também estão à disposição no espaço.

Desde julho de 2012, os usuários podem também verificar a disponibilidade de um livro e outros materiais por meio do sistema Pergamum, que permite a consulta online de todo o acervo das unidades da rede a listar.

Além disso, A Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, através de três projetos de leitura, ganhou reconhecimento internacional. O programa “O Brasil que lê” realizado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO, incluiu os projetos ‘Férias com Histórias, Café, conto e Poesia e Distribuição de Leitura na Praça’, como exemplo de programas que contribuem para a transformação social por meio da formação de leitores.