CDI Cachinhos de Ouro fala sobre introdução alimentar com os pais
Ação será mediada por nutricionistas da Secretaria de Educação
A introdução alimentar é uma fase importante para o desenvolvimento da criança. Pensando nisso, o Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Cachinhos de Ouro, no Bairro Figueira, realiza uma roda de conversa com pais de crianças com idade de 0 a 2 anos, em parceria com a Diretoria de Alimentação Escolar, da Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação. A ação ocorre na quarta-feira, dia 22, às 18h30.
De acordo com a diretora do CDI, Sylvana Bruno Rudolfo, o encontro surgiu após dúvidas de pais de alunos que frequentam o local. “A ideia da roda de conversa surgiu devido a dúvidas dos pais em relação à introdução alimentar aos bebês. Tive ideia de convidar a Nutricionista da SEMED para uma roda de conversa para que os pais possam sanar as suas dúvidas”, explica.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a introdução de novos alimentos deve ser iniciada a partir dos seis meses de idade do bebê. Entre os alimentos liberados para as crianças do berçário, a partir dos seis meses, estão frutas, proteínas, verduras, integrais, legumes e alimentos sem açucares.
A nutricionista Tatiane Wosnes, responsável pelo cardápio da alimentação das escolas e CDIs do município, explica que o cardápio oferecido para as crianças contempla todos esses nutrientes. “O cardápio oferecido no CDI para essa faixa etária, contempla alimentos saudáveis, variados, sem açúcares e/ou alimentos industrializados. Respeita também a consistência e necessidades nutricionais adequadas para essa faixa etária”, explica Tatiane.
A introdução alimentar deve ser realizada de forma lenta e gradual para observação da aceitação alimentar e formação do paladar. Nessa fase a criança é apresentada aos alimentos, ela vai sentir cheiro, textura, sabores, vai formar seu hábito alimentar. No início, a alimentação complementar deve ser espessa e oferecida com colher. Além disso, deve começar de forma pastosa (papas ou purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à mesma alimentação feita para crianças maiores de dois anos de idade.
“A introdução alimentar correta é fundamental para criar hábitos saudáveis de alimentação. Oferecer alimentos saudáveis nesse período além de criar bons hábitos alimentares vai contribuir com o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças. É nesse período também que as crianças desenvolvem o paladar e suas preferências alimentares, portanto, incentivar a escolha de alimentos saudáveis e de qualidade vai influenciar os hábitos alimentares por toda a vida”, finaliza Tatiana Wosnes.
Atenção
O leite materno é de extrema importância para a criança e de acordo com a OMS, o ideal é que seja oferecido até os dois anos de idade ou mais.