Alunos da EEB profº Vitório Anacleto Cardoso são destaque na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Escola recebeu 49 medalhas de ouro, prata e bronze

Os alunos da EEB Profº Vitório Anacleto Cardoso conquistaram 49 medalhas na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee), que tem como estimular hábitos sustentáveis que possam contribuir para o uso eficiente da energia elétrica em todo o território nacional, além de despertar o interesse dos estudantes pelo conhecimento científico. A cerimônia de entrega foi realizada nesta sexta-feira (24).

A ONEE aconteceu em duas etapas (avaliação e desafios) e 70 alunos do os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental participaram das ações, sendo 49 foram premiados. O conteúdo aprendido não ficou apenas em sala de aula, mas também foi aplicado nas residências, onde os alunos trabalharam a conscientização sobre o uso racional da energia elétrica no cotidiano familiar.

Essa é a segunda vez que a escola participa da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, porém, foi a primeira vez que recebeu premiações. De acordo com a professora Giovania Miozzo, o resultado foi inesperado. “Nós estamos felizes com esse resultado, que foi surpreendente e gratificante. Foram 70 alunos inscritos e 49 receberam medalhas e certificados. Estamos todos os dias em sala de aula motivando e estimulando os nossos alunos para praticar o conhecimento e fazer que eles entendam o impacto das pequenas práticas diárias, que ajudam na preservação do meio ambiente”, destaca a professora.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, o papel dos profissionais é fundamental para que eles tenham destaque nacional. “São projetos como esse que estão fazendo a nossa educação ainda melhor. Agradeço pela competência dos professores motivados em proporcionar o aprendizado dos nossos alunos. Enquanto gestor deste município estou feliz, pois vejo nesses adolescentes uma visão sobre progresso e sustentabilidade. Parabéns para todos os envolvidos nessa importante conquista”, disse Wan-Dall.

A olimpíada

Em todo país, 185 mil estudantes se inscreveram na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee), que premiou 22 mil estudantes de 8º e 9º ano de escolas públicas e particulares. Os competidores da Olimpíada participaram de um curso com três módulos e aprenderam sobre a energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

Foram conteúdos publicados nas redes sociais e no canal da Olimpíada no Youtube, além da realização de lives com especialistas no tema e Blitz da Eficiência Energética, que consistiam em aulas e atividades presenciais preparadas em parceria com as distribuidoras de cada local.

A Onee 2022 foi realizada por concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal. O projeto é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee).

No projeto piloto, realizado em 2021, foram recebidas cerca de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Já na edição deste ano foram 185.613 inscritos de mais de 5 mil municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Acre e Tocantins, além do Distrito Federal.

Fotos: Cinara Muller