Agentes de endemias realizam levantamento sobre situação da dengue em Gaspar
Mais de dois mil imóveis serão visitados durante um período de 30 dias
Entre os dias 27 de fevereiro a 17 de março, agentes de endemias da Prefeitura de Gaspar realizam o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), em mais de dois mil imóveis, em todos os bairros do município. O procedimento demonstra a situação de Gaspar em relação à dengue e é realizado duas vezes no ano. O LIRAa é orientado pelo Ministério da Saúde e auxilia a desenvolver ações para o controle da doença.
Os resultados obtidos durante a realização do LIRAa fornecerão dados sobre o índice de infestação (quantidade de mosquitos e criadouros), além de deixar a população ciente sobre os tipos de depósitos que apresentam maiores condições de servir como criadouros para o mosquito. Esse conjunto de ações possibilita a adoção de medidas de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins, explica que a execução do LIRAa é de extrema importância. “Esta etapa é importante, pois ela antecede o verão, quando há maior risco de proliferação da dengue. Nossos agentes visitam casas, estabelecimentos comerciais e terrenos. Queremos a mobilização da comunidade, que deixem os agentes entrarem nos imóveis, pois só assim vamos vencer a dengue”, comenta o secretário.
Dados da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, apontam que, foram encontrados 177 focos do mosquito transmissor da dengue em Gaspar. Além disso, seis casos suspeitos estão em investigação no município.
Os bairros considerados infestados em Gaspar são o Bela Vista, Coloninha, Sete de Setembro, Centro e Santa Terezinha, eles são considerados infestados, por conta da incidência maior quantidade de focos e casos encontrados, pois no momento não é possível conter a diminuição dos focos e isso gera uma pressão nos demais bairros ao redor.
“Neste momento, trabalhamos para minimizar uma situação que pode ser pior que o ano passado. Pedimos para que a população nos ajude, e continue focado na eliminação de focos. O mosquito não pode ter essa chance”, finaliza o secretário.
Conte com os agentes
Atualmente Gaspar conta com 24 agentes de endemias, eles são responsáveis na realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.
Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link: https://www.gaspar.sc.gov.br/saude/dengue/agentes-endemias/