Biblioteca recebe peça teatral ‘O Aurélio Sumiu! E Agora?’

Ação faz parte da programação de aniversário do local que completa 48 anos

Nesta quinta-feira, dia 16, a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostins recebe a peça teatral ‘O Aurélio Sumiu! E Agora?’, um projeto Cia. Cobaia Cênica de Rio do Sul, que propõe uma vivência teatral, literária e de criação para o público infanto-juvenil alfabetizado das redes públicas municipais de educação. A ação faz parte das comemorações dos 48 anos do local e dos 89 anos de Gaspar.

A proposta prevê uma sessão pela manhã, às 8h30 e outra à tarde, a partir das 14h. A atividade é presencial e gratuita, porém, por conta do espaço da biblioteca é necessário realizar uma inscrição prévia pelo telefone (47) 3091-2203.

O projeto é executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Processo FCC 2920 / 2022. Além de Gaspar, outras cinco cidades receberão o projeto por todo Alto Vale do Itajaí, que consiste em uma contação de história e uma oficina criativa de produção de textos conduzidas pelo ator, escritor, diretor e produtor cultural Samuel Paes de Luna, com direção do ator, dramaturgo e diretor Thiago Becker.

Esse trabalho é realizado em parceria com a bibliotecária Marciani Raquel Bezerra Tatim, proponente e coordenadora geral do projeto, que trabalha há mais de 8 anos na Biblioteca Pública Municipal Nereu Ramos da Fundação Cultural de Rio do Sul e, além disso, é uma das responsáveis pela organização e realização das Feiras do Livro da cidade desde 2014 e desenvolve uma série de projetos de dinamização da biblioteca.

O principal objetivo é trazer as crianças e jovens para dentro da biblioteca, fazendo-os ocupar e utilizar esse espaço tão importante para a formação humana. É também abordar a importância do livro, da leitura e da literatura para construção da nossa cidadania. Além disso, proporcionar também uma experiência divertida e de construção de algo de que eles se orgulhem e queiram compartilhar. Ao final da atividade, os participantes levam para casa suas produções literárias.