Saúde Bucal é ação educacional em Gaspar

Em Dia Mundial da Saúde Bucal, Centro de Especialidades Odontológicas recebe visita das crianças do CDI Dorvalina Fachini

Escovar os dentes e utilizar o fio dental após as refeições são apenas alguns dos cuidados necessários para manter uma boa saúde bucal. Por isso, no Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado nesta segunda-feira, dia 20, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde realizou uma mobilização no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). As crianças do Centro de Desenvolvimento Infantil Dorvalina Fachini visitaram o espaço e tiveram uma palestra guiada com os servidores do local.

A ação foi realizada com o objetivo de conscientizar, de uma forma didática, as crianças a terem cuidados corretos para a preservação da saúde bucal, que são de extrema importância na educação infantil, além de prevenir cáries e infecções, mantêm os dentes bonitos e saudáveis.

Em Gaspar, a prefeitura oferece assistência odontológica a toda população, desde os atendimentos básicos até os procedimentos especializados e atenção hospitalar, garantindo os cuidados necessários com a saúde bucal dos pacientes. Além disso, o município possui um consultório móvel que é um equipamento utilizado por um dentista e técnico bucal em regiões que não possuem consultórios ou para pessoas acamadas.

Já na Policlínica Municipal Dr. Valmor Beduschi o Centro de Especialidade Odontológica (CEO) realiza atendimentos com maior complexidade, como tratamento de canal, periodontia, tratamento dos tecidos de suporte dos dentes, como ossos e gengivas, cirurgia bucomaxilofacial, que são cirurgias mais complexas, como siso incluso e cirurgias. Também é oferecido à população o serviço de odontopediatria.

Atualmente, Gaspar possui 12 consultórios odontológicos em 10 unidades de saúde. Em breve, serão 14 consultórios, com a chegada de uma nova equipe na unidade de Saúde do Bairro Sete de Setembro. No CEO são cinco consultórios e o portátil. Somente entre janeiro e março deste ano, foram realizados 20.490 procedimentos.

O secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins, ressalta a importância da saúde bucal. “Todo cidadão pode ir até uma unidade de saúde, com consultório odontológico e solicitar atendimento. Não podemos perder a oportunidade de incentivar a população a refletir sobre como está a sua saúde bucal”, pontua o secretário.