Vacinas contra Influenza e Covid-19 Bivalente estarão disponíveis em todas ESFs

Ação tem como objetivo imunizar o maior número de pessoas do grupo prioritário

A partir de terça-feira, dia 11, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde irá disponibilizar a vacina da Influenza e Covid-19 BIVALENTE em todas as Estratégias Saúde da Família no município. A ação tem como objetivo vacinar o maior número de pessoas pertencentes aos grupos determinados pelo Ministério da Saúde, em cada campanha. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

A campanha da gripe é realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 30 de abril. As duas doenças, a gripe e a Covid-19, são síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) virais e afetam o sistema respiratório. Nesta época do ano os casos aumentam consideravelmente e preocupam gestores da saúde pública pela demanda em unidades de pronto atendimento e hospitais. ´

De acordo com o secretário de saúde, Francisco Hostins Junior, a vacinação é a melhor forma de proteção. “Estamos ampliando a nossa vacinação para que todas as pessoas tenham a oportunidade de se imunizar. A vacina é a melhor forma de proteção disponível atualmente, que ajuda a evitar o agravamento dessas doenças. Precisamos que a população vá até as unidades”, explica o secretário.

Para a vacinação, basta apresentar um documento oficial com foto e documento que comprove sua condição ou atuação. Pessoas do grupo prioritário (lista abaixo) poderão se vacinar em qualquer ESF. A imunização da Covid-19 monovalente é realizada somente nas quatro ESFs referências que são: Barracão, Bela Vista, Belchior e Centro.

Influenza e Covid-19 (reforço bivalente) – estão liberados os seguintes grupos:

Gestantes e puérperas
Idosos com mais de 60 anos
Povos indígenas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com deficiência permanente
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade e funcionários dessas unidades
Imunocomprometidos
Pessoas com comorbidades, de 12 a 59 anos.

Somente Influenza – estão liberados os grupos:

Crianças de seis meses a menores de seis anos
Professores
Pessoas com comorbidades
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários.