Gasparense é destaque em competição internacional

Expedition Ozark foi realizada na cidade de Bentonville – Arkansas, no Estados Unidos.

O Gasparense Jonas Junckes, junto de sua equipe Team Brazil Multisport, teve grande destaque na Expedition Ozark, prova de Corrida de Aventuras, realizada nos Montes Ozarks, na cidade de Bentonville – Arkansas, no Estados Unidos. A prova aconteceu na última semana, entre os dias 3 e 8 de abril. A equipe do gasparense ficou com a 4ª colocação.

A equipe brasileira é composta pelo Gasparense e atleta bolsista da FMEL Gaspar Jonas Junckes, o casal brasiliense Camila Nicolau e Guilherme Pahl e também pelo paulista Thiago Bonini. A equipe concluiu o percurso total de 580km em 4 dias e 3 horas, 20 horas a menos que o esperado pela organização, finalizando a prova com a 4ª colocação.

A Team Brazil Multisport iniciou muito bem o primeiro dia de provas, chegando até a ficar com a 1ª colocação da prova. O trajeto foi iniciado com um trekking de 6 km, fazendo a transição para 40km de Bike. Chegando na terceira transição, a equipe assumiu a liderança da prova, segurando a posição até a metade do trekking do 4º estágio. “Conseguimos buscar a liderança da prova no 2º estágio e mantivemos ela por um período. Infelizmente, com o forte calor, um integrante da nossa equipe desidratou e tivemos que carregar a mochila dele. Com o esforço a mais, outro membro da equipe também desidratou, foi quando tivemos que parar para recuperar as energias por cerca de 1h e meia, nesse período perdemos cerca de 5 posições”, relembra o atleta Gasparense, Jonas.

Nesse momento a equipe iniciou uma prova interna de recuperação de posições. Na segunda noite de provas a equipe ficou sabendo sobre a possibilidade de um tornado atingir o local, onde tiveram que cumprir mais uma parada obrigatória entre as 23h e 03h da noite. “Após esse horário pudemos voltar a pegar e estrada e partimos para o pedal. Infelizmente fomos surpreendidos por um forte temporal, conseguimos nos abrigar na faixada de um galpão até os ventos mais fortes cessarem e depois continuamos nosso caminho em baixo de muita chuva”, relembra Jonas.

Na próxima transição a equipe voltou outra vez para a água para a canoagem, onde ultrapassou a equipe dos franceses. A transição para a próxima etapa do mountain bike foi forte, pois se depararam com um frio com temperaturas a baixo de zero, mas a equipe se agasalhou bem e deu um gás a mais, conseguindo ultrapassar outra equipe, terminando o estágio em 4º.

A equipe conquistou a 4ª colocação, porém ainda estava com os franceses ‘na cola’. A equipe entrou em um estágio de canoagem com uma canoa canadense e conseguiu, por meio de navegação ganhar mais alguma vantagem contra os franceses.

Na últimas horas de prova a equipe brasileira não dormiu e acelerou de vez, finalizando um trajeto de 50km de bike muito rápido, e mais 5km de trekking. “Nessa parte estávamos chegando ao final da prova, e já tínhamos aberto cerca de 3h de vantagem para os franceses, foi o momento que tivemos a possibilidade de finalizar a prova com mais tranquilidade, pois o 4º lugar já estava garantido”, afirma Jonas.

A competição serviu como preparação para a equipe que disputará a etapa final do mundial de corrida de aventuras, que será realizada pela primeira vez na África do Sul, em outubro deste ano. “O resultado da competição não foi o que gostaríamos, mas a experiência definitivamente foi incrível! O local é muito bonito, trilhas, morros, lagos, desenhos das rochas, e toda a fauna e flora são de deixar qualquer um boquiaberto. Agora é foco em continuar a nossa preparação que em alguns meses África do Sul já está ai”, afirma Jonas.

Bolsa Atleta

Jonas é um dos cerca de 40 atletas que foram beneficiados pelo programa Novo Esporte Gaspar, através do Bolsa Atleta em 2023. O programa da Prefeitura de Gaspar, realizado através da Fundação de Esportes tem o intuito de fomentar a pratica esportiva e fornecer apoio aos atletas por meio de remuneração financeira, dinheiro esse que é usado pelos atletas para ajudar no custeio de de passagens, hospedagens e alimentação em competições.