PM, Ditran e Defesa Civil realizam força tarefa nas escolas e CDIs do município

Ação tem como objetivo garantir a segurança da comunidade escolar

Nesta segunda-feira, dia 10, a rotina dos alunos e professores das escolas estaduais, municipais e particulares foram alteradas, por conta dos novos protocolos de segurança estabelecidos no município após o ataque em uma creche em Blumenau. A Polícia Militar, Superintendência de Trânsito e Defesa Civil realizaram uma força tarefa de rondas ostensivas escolares, além de visitas nos educandários, com o objetivo de coibir qualquer movimentação suspeita. As ações vão continuar durante toda a semana.

Todas as 33 escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) da rede municipal e as seis escolas estaduais receberam as orientações de segurança, elaboradas pela Secretaria de Educação com o apoio das forças de segurança. No total, foram seis viaturas disponibilizadas pela Prefeitura de Gaspar, sendo três do Ditran e três da Defesa Civil, além de todo o efetivo da Polícia Militar de Gaspar.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca as ações realizadas no município. “Estamos intensificando ainda mais a segurança da nossa comunidade. Todos os nossos espaços já possuem portão eletrônico e só abrem através de um responsável da escola. Desde a última semana estamos trabalhando com uma atenção especial às nossas escolas. A escola precisa ser um ambiente de felicidade e não de insegurança e medo. Por isso, não vamos poupar esforços”, afirma Wan-Dall.

No sábado, dia 8, a Prefeitura anunciou uma série de ações de reforço de segurança a curto, médio de longo prazo. Entre elas está a solicitação ao governo do estado de profissionais da reserva, estudo técnico para contratação em regime de urgência de guarda armada nas unidades escolares, bem como instalação de porta giratória, solicitação de soldados do 23º Batalhão do Exercito para o monitoramento das escolas, melhoria na infraestrutura de muros e cercamentos, instalação do botão do pânico, câmeras de monitoramento, suporte emocional, equipe multidisciplinar, criação de protocolos de contingência e acompanhamento das ações de segurança.

A Prefeitura de Gaspar reforça que segue as orientações dos órgãos de segurança. “Os policiais nos confirmaram que o ato cometido em Blumenau não tem associação com qualquer tipo de jogo ou ameaça coletiva, sendo, portanto, um ato isolado. Entendemos a angústia e aflição da população, porém o nosso governo reforça a responsabilidade dos seus atos. Não vamos tomar decisões precipitadas ou anunciar medidas que não possam ser implantadas ou mesmo que não possuem indicação técnica e eficácia para tal. Estamos pautando nossas decisões na necessidade de proteger nossas crianças da forma mais efetiva possível”, salienta o prefeito.

Ataque em Blumenau

Na manhã de quarta-feira (5), uma creche foi alvo de um ataque em Blumenau. Quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas. O ataque aconteceu na creche Cantinho Bom Pastor, no Bairro Velha. Três meninos e uma menina com idades de 4 a 7 anos estão entre as vítimas fatais.

Segundo a polícia, o homem de 25 anos pulou o muro da creche e iniciou o ataque contra as crianças com uma machadinha. As vítimas foram atingidas na região da cabeça. Após a ação, ele se entregou no Batalhão da PM.

Fotos: Paulo Spengler