Gaspar apresenta dois trabalhos na 5ª Mostra Catarinense de Saúde

Evento é realizado nas cidades de Capivari de Baixo e Tubarão

Dois projetos realizados pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde foram classificados para serem apresentados na 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”. A apresentação das experiências será realizada durante o 8º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que acontece entre os dias 11 e 13 de abril na cidade de Capivari de Baixo e Tubarão. Os trabalhos selecionados são sobre o a fisioterapia na atenção básica e o atendimento odontológico domiciliar, ofertado no município.

A 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” promove a integração de experiências municipais e distritais no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, traz visibilidade às práticas de saúde nas gestões municipais de acordo com cada realidade dos territórios. “Estar neste ambiente, apresentando os serviços desenvolvidos em Gaspar nos orgulha demais. Diariamente propomos ações que melhoram efetivamente a qualidade do nosso atendimento e hoje, temos dois serviços de referência para todo o estado”, pontua o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior.

O trabalho intitulado “Reorganização do acesso à fisioterapia na atenção primária à saúde (APS) no município de Gaspar” foi selecionado como um dos 40 melhores projetos desenvolvidos na saúde, em Santa Catarina. Como parte da classificação, o enfermeiro Arnaldo Gonçalves Munhoz Junior, pôde apresentar o trabalho de forma oral.

As apresentações serão avaliadas por três pessoas, e as 20 melhores notas médias serão enviadas para representarem Santa Catarina no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, a realizar-se entre 16 e 19 de julho, em Goiânia.

O segundo projeto apresentado na mostra é de autoria da Dra. Camila Girotto e foi um dos 100 selecionados. No evento ela mostrou o trabalho executado pela secretaria de Saúde sobre o atendimento odontológico domiciliar com consultório portátil para pacientes acamados. Inclusive, o projeto já foi elogiado pela secretária de Saúde Estadual, Carmem Zanotto, durante a realização da conferência municipal de saúde.

Sobre a 5ª Mostra Catarinense de Saúde

Neste ano, a 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS” bateu recorde de experiências inscritas com 452 equipes apresentando os seus trabalhos realizados nos municípios. Na edição de 2022 foram inscritos 303 trabalhos.

Para a fase final desta edição, foram selecionados 100 trabalhos com apresentação oral e 40 trabalhos com exposição de banners. Os 20 melhores classificados representam Santa Catarina no Congresso Nacional do CONASEMS, que será realizado de 16 a 19 julho, em Goiânia (GO).