Gaspar participa do maior congresso de aquicultura do Brasil

Aquaciência acontece entre os dias 10 a 14, na cidade de Florianópolis

Para buscar novidades do setor da piscicultura uma comitiva de Gaspar participa do X Aquaciência – Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, que ocorre entre segunda a sexta-feira (14), na cidade de Florianópolis. O evento é considerado o maior e mais importante evento científico Brasileiro da área de Aquicultura e Biologia Aquática.

Os representantes gasparenses que estiveram presente no encontro foram o engenheiro Agrônomo, da Secretaria de Agricultura e Aquicultura Henrique da Silva Pires, a Ofélia Campigotto da Associação dos Aquicultores do Município de Gaspar – AQUIPAR e a professora do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Graciane Pereira.

O X Aquaciência é voltado para pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, além de empresários e profissionais do setor aquícola e tem como objetivo divulgar e debater os avanços e tendências da aquicultura e da biologia aquática.

No evento, foi apresentado o trabalho “Arranjo produtivo local da piscicultura: promoção do consumo de peixe em Gaspar”. O trabalho é fruto de projetos de pesquisa e extensão realizados por meio de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Gaspar, a Aquipar e o IFSC. As atividades educomunicativas envolveram seis escolas e mais de 450 alunos em 2022, durante a Semana do Peixe, com o intuito de promover o conhecimento da atividade, a valorização dos produtores e o aumento do consumo de peixe produzido no município, ações importantes na busca pela sustentabilidade.

A temática central do evento é “Conservar, Produzir e Inovar”. Nela, propõe-se uma ampla discussão sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas imprescindíveis para a conservação e produção sustentável de organismos aquáticos.

Na sexta-feira, dia 14, como parte da programação do congresso, Gaspar receberá uma visita técnica dos participantes do evento na Fazenda de cultivo de tilápia Nossa Sra. de Fátima e Truticultura Bertoldi.

O congresso é organizado pela equipe do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural.