Defesa Civil registra 54mm de chuva nas últimas horas

Órgão está em estado de observação

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil informa que está em estado de observação, por conta das chuvas que ocorrem no município, desde a noite de segunda-feira, dia 18. Neste período foram registrados 54 mm de chuva.

Na segunda-feira (18) a Defesa Civil atendeu apenas uma ocorrência em via pública no Bairro Santa Terezinha. Também foram registrados pontos de alagamentos no Bairro Belchior, por conta do alto volume de chuva, a situação no local já está normalizada.

A orientação do órgão é para que a população redobre a atenção e, em caso de pequenos alagamentos, devido a lentidão do escoamento de água, evite passar por esses locais. Além disso, é importante que moradores de encostas e áreas de com risco de deslizamento fiquem atentos a qualquer movimentação no solo. Sejam rachaduras, grades ou postes se movendo ou água corrente com barro. Se alguma movimentação for notada, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 ou 193 e, em casos mais graves, sair de casa.

A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaina Medeiros de Souza, reforça a importância de fazer o registro das ocorrências. “Pedimos que as pessoas façam o registro oficia no 199, mesmo que não tenha causado grandes danos. Os registros são importantes para que possamos agir na hora e também utilizar os dados para o planejamento e prevenção, além disso, para as pessoas que foram atingidas, por exemplo, podem ser eventualmente beneficiadas com alguma política pública para reconstrução de bens”, pontua Ana Janaína.

A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue à disposição além do número (47) 3091-2020 de telefone e WhatsApp (47) 99236-2147.