Serviços de cidadania são oferecidos neste sábado no IFSC

IFSCCidadania conta com a parceria da Prefeitura e diversas instituições

O IFSCidadania é um evento voltado à comunidade estudantil e seus familiares. A ação visa oferecer diversos serviços e atividades gratuitas para a população local, como: orientações jurídicas, assistência social, atendimento psicológico, oficinas educativas e de saúde, dentre outros. Entre os principais objetivos, contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o exercício da cidadania. A Prefeitura de Gaspar é parceira da ação com atendimento para a ID Jovem e o CadÚnico.

A ação tem como objetivo promover ações de cidadania para a comunidade da região. A equipe da Secretaria de Assistência Social estará presente para colaborar e promover a inclusão e atualização do cadastro único. Também será ofertada a confecção do ID JOVEM, voltado principalmente para os estudantes da graduação.

O cadastro Único é um meio de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. Com o cadastro atualizado, é possível que famílias de baixa renda acessem os programas sociais do governo Federal, como o Bolsa Família, ID Jovem, carteira do idoso, entre outros.

O secretário responsável pela pasta, Salésio Antônio “Nei” da Conceição, reforça que estar no cadastro não significa a entrada automática nesses programas. “Cada programa tem regras específicas, onde cada cadastro recebe a análise especializada. Mas podem se inscrever no programa famílias com renda de até meio salário mínimo. O primeiro passo é procurar o CRAS de abrangência. Depois separar documento oficial com foto, mas que também tenha registrado o CPF”, explica, ressaltando que esse serviço estará disponível no IFSCCidadania.

Os documentos de todos os integrantes da família são necessários para a realização do cadastro. Além disso, é necessário levar também o comprovante de residência atual, com o máximo de até 3 meses. E, caso se enquadre, comprovante de matricula ou frequência escolar e ter idade mínima de 16 anos.

CRAS Silvio Schramm
Endereço: Rua Luiz Franzoi, 996 Margem Esquerda
Telefone: 3091 2304
Abrangência: Belchior Alto, Belchior baixo, Margem Esquerda, Arraial D´Ouro, Lagoa, Sete de Setembro, Centro e Poço Grande.

CRAS Casa da Família
Endereço: Rua Tubarão, 13 Jardim Primavera – Bela Vista
Telefones: 3091 2303 ou 3332 2831
Abrangência: Bela Vista, Figueira, Coloninha, Gaspar Alto e Gaspar Grande.

CRAS Zilda Arns
Endereço: Rua Argemiro Krauss, 133
Telefones: 3091 2305 ou 3332 7598
Abrangência: Barracão, Bateias, Gaspar Mirim, Santa Terezinha, Gasparinho, Macucos, Alto Gasparinho e Óleo Grande.