Paradesporto de Gaspar conquista 26 medalhas no Parajesc

Em sua segunda participação na competição, a cidade mais um vez foi um dos destaques

Mais uma vez os paratletas gasparenses vem enchendo toda a comunidade de orgulho. Representando as cores da bandeira de Gaspar, e do Programa Paradesporto, os jovens foram destaque na participação no Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina – Parajesc, conquistando 26 medalhas, sendo apenas a 2ª participação da cidade na competição.

A competição desse ano foi realizada no município de Itajaí e contou com participantes de todo o estado. A delegação de Gaspar contou com 14 atletas e cinco integrantes na comissão técnica. No quadro geral de medalhas Gaspar conquistou 26, sendo 13 dessas de ouro, cinco delas de prata e mais oito de bronze.

Um dos grandes destaques de toda a competição foi mais uma vez a nadadora gasparense, Gabriely Stein que competiu em cinco provas e conquistou cinco medalhas de ouro. Destaque também para a paratleta Maria Clara que conquistou dois ouros nas provas de corrida e prata no salto em distancia.

O Diretor-Presidente da Fundação de Esportes de Gaspar, Douglas Francisco Muller ressalta o importante trabalho que vem sendo realizado com esses paratletas durante os últimos anos. “Grande parte desses atletas fazem parte do Programa Paradesporto desde seu surgimento em meados de 2021. Parte do sucesso do programa foi obtido pela enorme dedicação e amor ao esporte dos profissionais da Fundação de Esportes e da Secretaria de Educação. Esses atletas vem em um processo de evolução e superação que nos enchem de orgulho”, afirma o Diretor.

Essa foi a segunda participação do Programa Paradesporto no Parajesc, na primeira oportunidade o programa levou 15 atletas para a etapa disputada em julho de 2022 nos municípios de Blumenau e Timbó, onde voltaram para Gaspar trazendo consigo 17 medalhas, sendo 9 delas de ouro, 6 de prata e 2 medalhas de Bronze.

Os paratletas melhores classificados nos Parajesc farão parte da seleção de Santa Catariana, que participará da etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíaadadas Escolares nos dias 5 a 9 de setembro em São Paulo. Além dos catarinenses, a competição terá a participação das seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

O prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-dall afirma que os paratletas estão fazendo história por Gaspar. “Quando investimos no Paradesporto e decidimos por trazer esse programa para Gaspar foi uma das decisões mais assertivas do governo. Esses paratletas além de estarem construindo sua história na nossa cidade e no paratletismo estadual e nacional, ainda servem como inspiração para muitos outros que estão sendo lapidados pelo programa. Me sinto muito honrado e orgulhoso de fazer parte dessa história que está sendo construida”, ressalta o Prefeito de Gaspar.

Programa Paradesporto

Realizado através do Programa Novo Esporte Gaspar o Programa Paradesporto Gaspar teve inicio em meados de 2021 na cidade de Gaspar. O projeto realizado pela Fundação de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação, em pouco menos de dois anos já atendeu mais de 170 jovens e adultos de Gaspar que possuam algum tipo de deficiência e os atletas participantes conquistaram 63 medalhas, sendo 35 delas de ouro.

Fotos: Luiz Eduardo Lemos