Gaspar oferece atividades físicas nas ESFs

Ação tem como objetivo prevenir doenças e promover o bem estar da comunidade

Todas as manhãs de segunda-feira, dona Hilda, de 71 anos, moradora do Bairro Santa Terezinha, acorda cedo e participa do Grupo de Saúde, na Estratégia Saúde da Família do bairro, ofertado pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde. A ação tem como objetivo prevenir doenças, combater o sedentarismo, promover o bem estar e a saúde física e mental da população.

Os grupos de saúde já ocorrem há algum tempo no município. As turmas se encontram uma vez por semana para fazer exercícios, não há limite ou idade mínima para participar dos grupos, porém, em função da disponibilidade de horários, a grande maioria dos participantes são da 3ª idade e, por isso, os exercícios são adaptados.

O educador físico responsável pelos grupos, Thyago Milet dos Santos, explica que as atividades são desenvolvidas para esse público. “Nas atividades dos grupos, além de cunho psicossocial, tentamos desenvolver as habilidades e capacidades físicas. Com uma ênfase na força dos membros inferiores e core que está altamente ligado a qualidade de vida dos idosos, ou seja, risco de queda. Além da flexibilidade para que os usuários continuem ativos e realizando os movimentos de forma autônoma”, explica Thyago.

Durante as aulas, são realizados movimentos de alongamento, musculação e aeróbicos, geralmente de baixa intensidade, mas com repetições em séries. São utilizados objetos de apoio adaptados, como pesos (garrafa pet com água ou areia) e bastões (cabos de vassoura) o que oferece maior dinâmica aos exercícios.

No Bairro Santa Terezinha, os encontros ocorrem na entrada da biblioteca da EEB Zenaide Schmitt Costa, ao lado da Estratégia Saúde da Família. A aposentada, dona Hilda, comenta que além de participar do grupo, ainda faz atividades físicas todos os dias. “O médico me falou: ‘Dona Hilda, tem que se mexer, tem que fazer exercício’, daí eu comecei e vir aqui no grupo que é mais perto da minha casa. Eu nunca falto, gosto muito e me faz bem demais”, ressalta a aposentada.

Os grupos são disponibilizados na segunda-feira na ESFs Santa Terezinha, terça-feira na ESF Gasparinho Quadro, quarta-feira na ESF Gaspar Grande, quinta-feira na ESF Margem Esquerda II e sexta-feira na ESF Lagoa, sempre a partir das 8h30. Na ESF Bela Vista e Jardim Primavera as atividades ocorrem nas terças-feiras, a partir das 9h30.

Quem participa dos grupos de atividades físicas da saúde, estabelece um vínculo maior com os profissionais de saúde que levam para esses grupos conhecimento, informação, orientação, atenção e carinho. Para participar dos grupos basta ir até um das ESFs, no horário e utilizar roupas leves e calçado confortável ou procurar uma unidade de saúde mais próxima para se informar.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, pontua que todas as atividades são abertas para a comunidade. “Os grupos de atividade física em nossas ESFs estão abertos a toda comunidade. Nossa expectativa é de que cada vez mais as pessoas se conscientizem sobre os benefícios da prática regular de exercícios em relação à qualidade de vida, e em especial na prevenção de doenças. A secretaria de Saúde trabalha não apenas com o paciente doente, mas promove ações que fazem essa pessoa ter menos chances de adoecer”, afirma o secretário de Saúde.