Curso de voluntários de Defesa Civil finaliza com acampamento
Com nova turma, município passa ter 100 voluntários a disposição do órgão
Mais 15 voluntários foram certificados pela Superintendência de Defesa Civil de Gaspar, para atuar em situações de desastres e emergências. Com a nova turma, Gaspar passa a ter mais de 100 voluntários capacitados. O encerramento do curso, que iniciou em março, foi realizado no sábado (20), com um acampamento, no Bairro Alto Gasparinho.
O curso teve duração de 55 horas, entre aulas práticas e teóricas. O curso foi coordenado por técnicos da Defesa Civil de Gaspar. Durante o treinamento, os voluntários recebem noções de estrutura e funcionamento da Defesa Civil; planos de preparação para emergência local; Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir; legislação sobre o voluntariado; noções em primeiros socorros; e procedimentos de auxílio nos atendimentos a emergências e as suas vítimas.
Além disso, os voluntários receberam treinamento de gerenciamento de abrigo, atendimento telefônico de emergência do 199, geologia, percepção de risco, extinção de incêndio, aula prática de remo, noções de orientações com bússola, ordem unida, oficinas com corda, e ofidismo (quadro clínico decorrente da mordedura de serpentes).
O curso contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Gaspar e Voluntários de Ilhota e da Secretaria Estadual de Defesa Civil, através da Coordenadoria Regional de Defesa Civil.
A superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína de Medeiros, conta sobre a importância dos voluntários nos atendimentos à população. “Com o apoio dos voluntários capacitados para atuar do nosso lado, podemos atuar de forma mais efetiva em situações de emergência. Nosso objetivo é aumentar a representatividade do órgão para que passamos dar o suporte necessário”, reforça.
O curso de voluntário da Defesa Civil vem de encontro a necessidade de estabelecer uma aproximação com a comunidade, fazendo que os cidadãos comuns sejam multiplicadores das ações de proteção e Defesa Civil. Além de formar um grupo coeso e capacitado de pessoas para atuar em eventos adversos no município, para alcançar aos diversos bairros de Gaspar, a fim de diminuir o tempo de resposta da Defesa Civil.
Como o voluntário pode contribuir?
monitoramento das moradias em áreas de risco;
solicitação de vistorias;
recebimento e repasse de alerta de chuvas;
ações de preservação do meio ambiente;
acompanhamento das obras de redução de risco.
O trabalho voluntário está prescrito na Lei Federal N° 9.608 (Lei do Voluntariado), de 18 de fevereiro de 1998.