Gaspar celebra Meio Ambiente

Ações de conscientização serão realizadas de 5 a 28 de junho

No dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para comemorar a data, a Prefeitura de Gaspar realiza uma série de atividades durante todo o mês, com objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover ações que contribuam para a conservação dos recursos naturais.

A abertura oficial da semana do meio ambiente será realizada no dia 5 de junho, a partir das 9h, na Praça Getúlio Vargas e terá apresentações culturais sobre a temática. As ações ocorrem até o dia 28 de junho, em diversos pontos do município.

Durante todo o mês, serão promovidas diversas atividades, especialmente nas escolas do município. A ideia é envolver os estudantes desde cedo na conscientização ambiental, incentivando práticas sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente. As escolas receberão projetos educativos, palestras, plantio de árvores e atividades práticas voltadas para a preservação da fauna e flora local.

No dia 14, às 14h, ocorrerá a Ação Ambiental com Vereadores Mirins no Rio Itajaí-Açu. Essa atividade tem como propósito mostrar aos jovens a importância de cuidar dos recursos hídricos e promover a conscientização sobre a preservação dos rios da região. A ação envolverá o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, superintendências de Defesa Civil e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, a semana do meio ambiente contará com outras ações importantes. No dia 17 de junho, das 8h ao 12h, será realizada a Prática Oficina de Planejamento e Manejo de Trilhas no Parque Natural Municipal dos Bugios. A atividade visa capacitar os participantes na preservação de trilhas e na promoção do turismo ecológico responsável. No dia 23, as crianças do Centro de Desenvolvimento Infantil, Tia Maria Elisa farão uma visita ao Parque Natural Municipal dos Bugios.

A semana do meio ambiente é uma oportunidade para que todos os cidadãos de Gaspar se envolvam e façam a sua parte na preservação do meio ambiente. Cuidar dos recursos naturais é fundamental para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

O prefeito Kleber Wan-Dall convida a comunidade a participar das ações. “Gaspar está avançando na questão ambiental e, queremos cada vez mais nos tornar uma cidade sustentável. Queremos que a população participe dessas ações, que têm como objetivo, envolver toda a sociedade. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro melhor para o nosso município”, salienta Wan-Dall.

A ação é uma realização da Prefeitura de Gaspar e envolve o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), Secretaria de Educação, superintendências de Defesa Civil, Meio Ambiente, Comunicação, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Gaspar), Associação Empresarial de Gaspar (ACIG), Associação dos Empreendedores de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais de Gaspar (AMPE) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Confira a programação completa:

05/06

9h Abertura na Praça da Prefeitura

20h Palestra: Mudanças Climáticas: Perspectivas futuras- Prof Dr Juarês Aumond Local IFSC

06/06

8h Palestra Educação Ambiental – Biólogo Pedro Beduschi – EEB Angélica de Souza Costa

13h30 Palestra Educação Ambiental – Biólogo Pedro Beduschi – EEB Angélica de Souza Costa

09/06

8h Palestra Educação Ambiental – Biólogo Pedro Beduschi – EEB Ana Lira

13h30 Palestra Educação Ambiental – Biólogo Pedro Beduschi – EEB Professor Rudolfo Gunther

10/06

9h Distribuição de mudas na Praça da Prefeitura – Evento sábado na praça CDL