ExpoGaspar modificada para 2023
ExpoFeira e Festinver estão confirmados em formatos adaptados
A ExpoGaspar será reformulada este ano. O evento que agrega cinco ações será dividido com o objetivo de continuar oferecendo opções de lazer e entretenimento para a comunidade e garantir a execução de serviços essenciais para a população. A ExpoFeira, evento de cunho agropecuário, está mantida com exposições de animais, competições e palestras. O Festinver será realizado com ações ao longo do ano. O Festival da Tilápia, MultiFeira e os shows nacionais, por hora, foram suspensos.
A ExpoFeira acontece entre os dias 6 e 9 de julho com grande estrutura de mostra de animais, competição de cavalos crioulos, palestras voltadas para a produção rural e muito mais. Paralelo ao evento público, o CTG Coração do Vale promove um outro evento com gastronomia, shows musicais e outras ações. Ambos serão realizados na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.
O Festinver segue com ações durante várias semanas, que culminam em outro evento que será realizado nos dias 22 e 23 de julho. Este evento deve agregar ações como o Drum Fest (festival de baterias), Festival de Bandas e Fanfarras, Mercado de Pulgas, Feira de Artesanato, apresentações artísticas e muito mais.
Com a queda prevista de cerca de R$12 milhões na arrecadação do município por conta do ICMS e os levantamentos iniciais apontarem um custo de mais de R$1,5 milhão para a realização da ExpoGaspar nos mesmos moldes do ano passado, a Prefeitura de Gaspar definiu por suspender os shows nacionais. O município soma esforços para garantir que a população tenha acesso aos serviços essenciais de qualidade, como saúde, assistência social, obras, distribuição de água, entre outros. O município também trabalha na confecção de projetos com apoio de leis de incentivo à cultura para promover um grande evento de Natal e outros eventos que podem contar com a participação da iniciativa privada.
Foto: Guilherme Spengler