Gasparense conquista 2ª colocação em etapa do mundial de corrida de Aventuras

Competição de quase cinco dias foi realizada na região de Antioquia, noroeste da Colômbia

Mais uma vez o esporte gasparense está nas cabeças do mundo. Representando Gaspar, Santa Catarina e o Brasil, o Corredor de Aventuras, Jonas Junkes, junto da Equipe Team Brasil Multisport conquistou pódio em uma etapa do mundial de corrida de aventuras. A equipe conquistou a 2ª colocação em uma prova de quase cinco dias, realizada na região de Antioquia, noroeste da Colômbia.

A equipe brasileira é formada pelo Gasparense Jonas Junkes, pelo casal de Brasília Camila Nicolau e Guilherme Pahl e também pelo paulista Thiago Bonini. O percurso da etapa teve aproximadamente 500km de extensão, passando por provas de orientação por mapa, trekking, mountain bike, caiaque, rapel e navegação por cavernas.

Jonas afirma que a prova foi decidida por detalhes e que três equipes brigavam pela liderança até as últimas horas de prova. “Desde a metade da prova foi um troca troca de posições entre as três primeiras equipes, a todo momento uma equipe conseguia ultrapassar a outra e vice e versa. Após quase cinco dias de provas, conquistamos a segunda colocação a aproximadamente 1h de diferença da primeira equipe”, relembra o atleta.

O atleta ressalta também que a equipe foi muito coesa e cometeu pouquíssimos erros durante a prova. “A cada prova que passa a equipe vem aumentando a sinergia. Quando algum integrante passava mal os outros prontamente ajudavam, tanto na parte física carregando equipamentos quanto no apoio moral e psicológico”.

A próxima competição da equipe será a mais importante do ano, a etapa final do mundial de Corrida de Aventuras, que será realizada em outubro desse ano na África do Sul. “Essa foi um prova muito física, com uma altimetria de mais de 14 mil metros. Nossa equipe conquistou a segunda colocação e finalizamos a prova sem nenhum membro lesionado. Saímos desta etapa com a sensação de dever cumprido e com o foco totalmente voltado a preparação para a final do mundial na África do Sul”, afirma Jonas.

Jonas, como tantos outros atletas de Gaspar é atleta bolsista do Programa Novo Esporte Gaspar. O Bolsa atleta é um programa de apoio ao atleta ofertado pela Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. Os participantes do programa recebem um auxilio financeiro que ajudam a custear parte de suas despesas em viagens para competições.

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Gaspar, Douglas Francisco Muller comemora a ótima posição do atleta. “A cada dia que passa se torna mais habitual falar do sucesso do esporte gasparense. Entre diversos atletas que vêm se destacando, Jonas é um que traz muito orgulho para a população de Gaspar, conquistando pódios atrás de pódios em etapas do mundial. Parabéns a toda a equipe por representarem tão bem nosso país”, parabeniza o secretário.