Hospital de Gaspar fecha parceria com Hospital Santo Antônio
Hospital blumenauense realizará uma consultoria para avaliação e diagnóstico situacional
Na próxima semana, o Hospital de Gaspar dará um importante passo para aprimorar a gestão e a qualidade dos serviços prestados à população. Em parceria com a Fundação Hospitalar de Blumenau, por meio do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, será realizada uma consultoria para avaliação e diagnóstico situacional.
A ação tem como objetivo promover uma cooperação entre as duas instituições. Durante um período de 60 dias, o corpo técnico do Hospital Santo Antônio realizará um diagnostico detalhado sobre a situação do hospital. O foco principal da consultoria será identificar pontos de melhoria e propor estratégias para aprimorar o atendimento aos pacientes, além de buscar maneiras de reduzir os custos com recursos públicos municipais destinados ao Hospital de Gaspar. A expectativa é de que o relatório produzido ao final do período de diagnóstico apresente recomendações e sugestões concretas para aperfeiçoar ainda mais a gestão e os processos internos.
Com a assessoria em gestão hospitalar proporcionada pelo Hospital Santo Antônio, o Hospital de Gaspar busca elevar os padrões de qualidade do atendimento e otimizar processos internos. A parceria também visa fortalecer a cooperação entre os hospitais da região, promovendo um intercâmbio de conhecimentos que beneficiará diretamente os pacientes atendidos em Gaspar.
O prefeito Kleber Wan-Dall destaca a parceria entre as instituições. “Queremos fazer com que o Hospital de Gaspar ‘ande com as próprias pernas’ e essa consultoria com o Hospital Santo Antônio é fundamental. Temos que continuar avançando e buscando sempre o melhor para o hospital e para os pacientes. Quem vem para o hospital tem dor, por isso o atendimento deve acontecer de forma profissional e com qualidade. Temos estrutura, temos equipamentos e equipe, estamos no caminho certo e seguiremos melhorando cada vez mais”, comenta o prefeito.
Desde 2017, a administração municipal e o Hospital de Gaspar trabalham para sanar problemas administrativos da casa de saúde, que segue sob intervenção do município. Naquele momento o Hospital de Gaspar possuía dívidas milionárias, estava sem certidão negativa de débitos, sem certificado de filantropia, com alvarás vencidos e com equipe médica deficitária para atender a demanda.
Após a intervenção, diversas dívidas foram sanadas ou negociadas, o crédito foi restabelecido, o certificado de filantropia foi readquirido, os alvarás estão em dia e diversos avanços foram feitos na área de atendimento, com ampliação e qualificação da equipe médica, readequação e reforma dos espaços físicos, aquisição de equipamentos de ponta, implantação de laboratório de análises clínicas, centro de diagnístico por imagem e muito mais. O Hospital de Gaspar hoje é referência em diversos setores e segue colocando as pessoas e a vida em primeiro lugar.