Hospitais de Gaspar e Santo Antônio firmam convênio

Consultoria será ministrada pelo Hospital Santo Antônio com o objetivo de aprimorar a eficiência, a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo Hospital de Gaspar

Identificar áreas de melhoria e implementar soluções eficazes. Com este objetivo, hospitais de Blumenau e Gaspar assinaram o convênio para uma consultoria de 60 dias na manhã desta terça-feira (27). O intuito é o Hospital Santo Antônio fazer um diagnóstico e compartilhar conhecimento e experiências com o Hospital de Gaspar para aprimorar os serviços e processos da instituição.

Durante a consultoria, a equipe do Hospital Santo Antônio trabalhará em realizar um diagnóstico, sugerir melhorias e estreitar a colaboração com o Hospital de Gaspar, abrangendo gerenciamento de processos, qualidade e segurança do paciente, gestão de recursos humanos, gestão financeira e tecnologia da informação em saúde.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, diz que a ideia de dividir conhecimento é para somar. “Somar em mais qualidade e atendimento para a população. Tenho certeza que essa parceria trará bons resultados para as instituições envolvidas, fortalecendo a integração e o desenvolvimento entre os municípios”, acrescenta Hildebrandt.

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a assinatura desse convênio entre os hospitais é um momento muito importante. “A expertise do Santo Antônio, um hospital que faz mais de 90% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi conquistada com muito esforço e trabalho ao longo dos anos. Tenho certeza que todos vão ganhar com essa parceria em consultoria”, comenta Lanzarin.

O gerente geral do Hospital Santo Antônio, Rafael Bertuol, diz que o HSA busca ampliar suas relações. “Atualmente os hospitais filantrópicos vêm buscando modelos eficientes para realizar a manutenção dos atendimentos hospitalares, visto o grande desafio mediante ao aumento da procura nos atendimentos em saúde. Um dos grandes segredos é o trabalho em rede, pois auxilia na direção da organização estabelecendo objetivos, modelo de gestão e políticas institucionais com foco na eficiência, segurança e na qualidade do cuidado. Desta forma estamos construindo uma nova parceria junto ao Hospital de Gaspar que neste momento será em forma de consultoria, onde certamente o foco será o crescimento, aperfeiçoamento e o desenvolvimento de novos modelos de gestão, visando cada vez mais entregar excelentes resultados para toda comunidade que buscam por atendimentos em saúde”, destaca.

Para o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, a expectativa é continuar aprimorando os processos e atendendo as pessoas. “Desde 2017 estamos trabalhando em trazer melhorias para o Hospital de Gaspar. Aprimoramos processos administrativos, recuperamos crédito, implantamos laboratório de análises clínicas, reformamos maternidade, adquirimos equipamentos de ponta, implantamos o centro de diagnóstico por imagens, conquistamos a UTI, entre outros. E precisamos continuar avançando para que o Hospital de Gaspar dependa cada vez menos dos recursos públicos municipais e siga atendendo as pessoas com cada vez mais excelência”, reforçou Wan-Dall.

Além do secretário Lanzarin, estiveram presentes o presidente do conselho curador do Hospital Santo Antônio, Tadeu Avi, e o gerente geral, Rafael Bertuol; o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall; o secretário de Saúde de Gaspar, Júnior Hostins; e o secretário de Fazenda e Gestão Administrativa de Gaspar, Marcos Roberto da Cruz.

Foto: Elisiane Roden