ESF Margem Esquerda II cria geladeira literária

Objetivo é incentivar a literatura entre os pacientes

O ambiente da Estratégia Saúde da Família (ESF) Margem Esquerda II foi transformado com a adição de um detalhe colorido e inusitado: uma geladeira recheada de livros, revistas e gibis. A iniciativa, conhecida como Geladeira Literária, tem como objetivo incentivar a leitura como um poderoso agente de transformação na vida das pessoas.

Desde o início do mês, os pacientes que aguardam atendimento na unidade de saúde podem aproveitar a Geladeira Literária, uma antiga geladeira que encontrou um novo propósito: fornecer acesso gratuito a uma variedade de materiais de leitura. Agora, além do balcão de atendimento e das cadeiras, uma fila de pacientes espera ansiosamente para mergulhar nas páginas de livros.

A proposta da Geladeira Literária é simples e efetiva: a comunidade pode pegar emprestado um livro de seu interesse, ler no seu próprio tempo e, posteriormente, devolver. E se a vontade de ler continuar é possível escolher outro livro e iniciar uma nova jornada literária. Com essa iniciativa, o objetivo é estimular o hábito da leitura, proporcionando o acesso a diferentes obras e incentivando o compartilhamento de conhecimento.

A iniciativa tem sido bem recebida pelos pacientes, que encontram na leitura uma maneira de distração, relaxamento e até mesmo de aprendizado. Além disso, a Geladeira Literária promove a interação social, pois os leitores podem compartilhar suas experiências e indicações com outros membros da comunidade, fomentando discussões e estimulando o diálogo.

Os servidores da ESF Margem Esquerda esperam que a Geladeira Literária seja um sucesso contínuo, com mais livros sendo lidos por diferentes pessoas e, assim, espalhando o conhecimento e a paixão pela leitura. Essa ação demonstra como uma simples ideia pode transformar um ambiente de espera em um espaço de descobertas, reflexão e enriquecimento cultural.

A Geladeira Literária é mais do que um objeto repleto de histórias, é uma porta aberta para o conhecimento e uma oportunidade de incentivar o hábito da leitura em um lugar inesperado.