População de Gaspar cresce em 25,16% segundo Censo 2022 do IBGE

Município conta com uma população de 72.570 habitantes

Gaspar tem um crescimento populacional significativo, de acordo com os Primeiros Resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município agora conta oficialmente com uma população de 72.570 pessoas, o que representa um aumento de 25,16% em relação ao Censo de 2010.

Com esse crescimento, Gaspar ocupa agora a posição de 21ª cidade com o maior número de habitantes de Santa Catarina. Os dados do Censo revelam que a densidade demográfica de Gaspar é de 187,71 habitantes por quilômetro quadrado, considerando sua área total de 387 km².

As informações obtidas pelo Censo têm implicações cruciais na distribuição de recursos da União para os estados e municípios, bem como na definição de áreas prioritárias para investimentos em setores fundamentais, como saúde, educação, habitação, transportes e energia.

O histórico populacional de Gaspar também revela o crescimento constante ao longo das décadas. Em 1970, a cidade contava com 18.417 habitantes, número que aumentou para 25.609 em 1980. Nas décadas seguintes, o município continuou a se expandir, alcançando 35.614 habitantes em 1991 e 46.414 em 2000. No último censo, realizado em 2010, a população de Gaspar atingiu 57.981 pessoas. Agora, em 2022, o município conta com uma população de 72.570 habitantes, consolidando seu crescimento contínuo ao longo dos anos.

O prefeito Kleber Wan-Dall destaca a importância desses números para a cidade. “O aumento populacional de Gaspar é um indicador de seu potencial de desenvolvimento e progresso. Com uma população em expansão, vamos continuar investindo em infraestrutura, serviços públicos e políticas sociais para atender às necessidades crescentes da nossa população”, comenta o prefeito.

CENSO

O censo é um estudo estatístico da população que possibilita o recolhimento de informações, como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, e também sobre onde e como vivem. Estas informações são fundamentais para o desenvolvimento do município e da economia local, utilizadas em projetos e futuras políticas públicas. O estudo é realizado há cada 10 anos, e seria executado em 2020, porém, por conta da pandemia de Covid-19, foi iniciado apenas em 1º de agosto de 2022.

Foto: Guilherme Spengler