Gincana dos Idosos realiza mais uma etapa

Prova do mês foi sobre gastronomia brasileira

Pratos típicos das regiões do Brasil. Esse foi o tema de mais uma prova da 5ª edição da Gincana dos Idosos. Nesta sexta-feira, dia 7, os quatro grupos – Equipe Azul, Gente Feliz, Mocinhas da Cidade e Poderosas Sênior – apresentaram os pratos das cinco regiões do país. A gincana dos idosos é realizada pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Além da prova da comida, os idosos já realizaram as provas de criação de grito de guerra, adivinhas, bolinha, arrecadação de lacres de latinhas e tampas de garrafa pet, arrecadação de brinquedos, óleo, e arrecadação de agasalho. Todas as provas são realizadas no Centro de Convivência do Idoso, no Bairro Coloninha.

Os itens arrecadados serão encaminhados para instituições sociais que farão entregas para pessoas que estão em vulnerabilidade. Além disso, provas surpresas também serão distribuídas durante os encontros.

A gincana tem o objetivo de criar uma campanha educativa sobre a importância do exercício da cidadania entre os idosos, proporcionando uma maior integração social, troca de experiências, resgate de valores, exercício de solidariedade e ampliação do universo de informações.

Em 2022, a gincana dos idosos foi um sucesso. Foram arrecadados mais de 2.300 kg de alimentos que foram encaminhados para a Conferência Vicentina e para os Centros de Referência de Assistência Social. Também foram arrecadados 780 brinquedos doados para associação de moradores do Bairro Coloninha. Além disso, foram arrecadados mais de 84.900 kl de lacres de metal e 600kg de tampas plásticas para o Rotary, que foram transformados em uma cadeira de rodas para utilização no Centro de Convivência do Idoso. Também foram recolhidos 1.400l de óleo de cozinha usado que foram encaminhados para reciclagem.

O secretario de Assistência Social, Salésio da Conceição, destaca a importância da socialização entre os idosos. “Aqui na Gincana dos Idosos eles tem a possibilidade de desenvolver suas potencialidades em diferentes aspectos, como criativos e sociais. Além disso, é um espaço para socialização, diversão e troca de experiências, entre a pessoa idosa”, pontua o secretário.