Prefeitura de Gaspar contesta dados do Censo 2022
Dados das secretarias apontam que população estimada seria maior do que a apresentada pelo órgão
A Prefeitura de Gaspar contesta formalmente os resultados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os dados internos de todas as secretarias municipais, a população estimada é de quase 80 mil habitantes, enquanto o Censo oficial apresentou um número bem inferior, apontando cerca de 72 mil habitantes. O número divulgado oficialmente representa um crescimento de apenas 25,16% em relação ao censo de 2010.
O município de Gaspar, assim como outros da região, esperava uma contagem populacional maior, aproximando-se dos 80 mil habitantes. Isso se deve, em grande parte, aos registros de atendimento em saúde, educação e assistência social, bem como ao notável crescimento de loteamentos, indústrias e oferta de vagas de emprego.
Por meio de um ofício enviado para Cimar Azeredo Pereira, Presidente Substituto da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o prefeito e a equipe responsável pela análise dos dados decidiram encaminhar a contestação, buscando esclarecimentos sobre a metodologia utilizada no Censo e solicitando uma revisão dos números apresentados. A precisão dessas informações é crucial para o município, uma vez que elas têm impacto direto na obtenção de recursos financeiros do governo.
Diversos indicadores levantados pelas secretarias municipais contradizem os resultados oficiais do Censo. A análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) dos últimos anos revela um saldo positivo de 12,60% no estoque de empregos entre 2020 e 2023. Além disso, Gaspar ocupa a 20ª posição no ranking econômico entre os 295 municípios catarinenses e teve um aumento significativo de 91,71% na abertura de novas empresas entre 2016 e 2022. A arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também registrou um aumento expressivo de 325,48% no mesmo período.
Os dados da Secretaria de Educação demonstram que o número de alunos nas redes municipal, estadual, federal e particular cresceu aproximadamente 26,61% entre 2010 a 2022, indicando um aumento significativo na demanda por serviços educacionais.
Na área de saúde, o Sistema de Informação em Saúde – SISAB registra cerca de 79.710 cadastros vinculados à atenção básica, representando um crescimento de aproximadamente 37% em relação ao último Censo. Esses registros são atualizados pelos Agentes Comunitários de Saúde em visitas regulares às residências das Estratégias de Saúde da Família.
A Secretaria de Assistência Social também apresenta indicadores que contradizem os resultados do Censo. A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único – SAGICAD apontou um aumento de 66% no número de famílias cadastradas entre fevereiro de 2012 e abril de 2023.
Em relação ao saneamento básico, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Gaspar registra um aumento de 19,73% no número de unidades de coleta de lixo entre 2017 e a atualidade, o que corrobora o crescimento populacional do município.
O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância da revisão dos números apresentados pelo órgão. “Diante desse levantamento, esperamos uma resposta do IBGE. Essas informações são fundamentais para atender as necessidades da população, bem como para termos acesso aos devidos repasses que são distribuídos da União, por meio desses números”, esclarece o prefeito.
No documento, a Prefeitura de Gaspar oferece informações adicionais, como mapas com as localizações dos domicílios e dos domicílios não ocupados, além de dados por setor censitários e bairros. Também foi solicitada a disponibilização de toda a documentação utilizada para fundamentar o respectivo Censo, considerando a demarcação territorial inerente ao município.
Foto: Guilherme Spengler