Inscrições abertas para o dia do Piscicultor

Evento será realizado dia 01 de setembro no auditório do IFSC e terá entrada gratuita

Setembro já está chegando, e com ela vem a 2ª edição da Semana do Peixe de Gaspar. A semana do peixe, realizada entre os dias 1 e 15 de setembro, conta com diversas atividades, que serão realizadas com intuito de promover o comercio do peixe no município. Dentre essas atividades, a principal será no dia 1 de setembro, que será o 10º dia do Piscicultor de Gaspar, onde será realizada uma roda de conversa no IFSC Gaspar. As inscrições já estão abertas.

A segunda semana no Peixe de Gaspar é realizada com intuito de fomentar a comercialização do peixe em uma época do ano que antes da criação era tida como fraca no comercio do peixe, principalmente de agua doce. “Na nossa região, tínhamos duas épocas que se destacavam quando falávamos em comercialização de peixe: Semana santa e Natal. Com a implantação da segunda semana do peixe em Gaspar, conseguimos movimentar o comercio dessa proteína, que nesse período do ano era muito baixa em nosso município”, explica a Piscicultora Ofélia Maria Campigotto.

A Prefeitura de Gaspar, juntamente com a Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Gaspar) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) elaboraram uma lista de atividades para fomentar o comercio nessa segunda semana,

O Secretário de Agricultura e Aquicultura, Cleverson Ferreira explica que a tilápia é um dos principais produtos de Gaspar, e que a realização da semana do peixe é muito importante para os produtores do município. “Sempre vamos incentivar ações que fomentem o comercio dos produtos agrícolas da nossa região. Nosso objetivo é incentivar nossos produtores a expandir e aprimorar sua produção. O evento servirá tanto para a troca de experiências dos produtores mais antigos, como uma base para que novos produtores invistam na produção do peixe”, afirma o secretário.

A primeira atividade será realizada logo no dia 1 de setembro. Em uma ação realizada no Campus IFSC Gaspar, uma roda de conversa com 4 piscicultores de Tilápia e Truta da região. O evento será aberto ao público de forma gratuita, com inscrição prévia e limitada. O inicio da recepção e café será as 8h30min e o inicio da roda de conversa será as 9h30min. Após, almoço no Pesque e Pague Fernandão, por adesão. A inscrição pode ser realizada até o dia 28 de agosto, através do formulário a baixo:

10° Dia do Piscicultor – Gaspar SC – 01/09/2023

A segunda atividade será realizada em parceria com a Secretaria de Educação de Gaspar. A tilápia, que já faz parte do cardápio escolar, terá um aumento da oferta, sendo inserida em dois dias durante a semana do peixe. Também durante a semana, alguma escolas municipais realizarão visitas na propriedade da Sra. Ofélia Maria Campigotto, para conhecer sobre a produção da tilápia, oque abre um leque para que os professores possam abordar o tema para trabalhar em sala de aula.