Gasparenses são destaque na Olimpíada Brasileira de Cartografia

Estudantes foram classificados para a semifinal da competição

Estudantes do 9º ano da Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel conquistam lugar de destaque na V Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Emily Gabrieli Cichelero, Gustavo Mendonça, Renan Junges Schumacker e Vithor Visbeck Bonetti se classificaram para a semifinal da competição sob a orientação da professora coordenadora Grácia Margarida Russi Prade, que leciona a disciplina de geografia.

A jornada dos estudantes na OBRAC tem sido marcada por conquistas e determinação. Eles avançaram através de várias etapa, incluindo a Etapa 1 – Fase 1, Etapa 1 – Fase 2 (provas teóricas) e Etapa 2 – Fase 1 (Prova Prática), obtendo classificação em todas elas. Atualmente, estão aguardando a Etapa 2 – Fase 2, cuja prova será divulgada em 10 de agosto de 2023.

Uma das realizações da equipe durante a Etapa 2 – Fase 1 foi a elaboração de um mapeamento participativo com a participação ativa da escola. Os estudantes da equipe convidaram seus colegas e professores para contribuírem na criação do Mapa com Participação, promovendo um ambiente colaborativo. A coordenação e execução desse processo inovador foram realizadas pela equipe da OBRAC, demonstrando o comprometimento dos jovens cartógrafos.

Na Etapa 2 – Fase 1, a equipe contou com a participação de professores convidados, incluindo Jael Rainert (História), Joilson Couto (Português) e Tamily Roedel (Ciências), além de estudantes convidados do 8º e 9º ano, como Emily Firmiano Barth, Giovanna Jaques Cavalcante, João Pedro Silva e Silva, Letícia Amanda Barbieri, Marcos Samuel Farias e Oziel Marchesan de Morais Júnior, todos do 8º ano e estudantes do programa Aluno Tutor Google.

Um dos principais focos do mapeamento elaborado foi a biodiversidade, englobando aspectos da flora e fauna locais. A equipe demonstrou diversas habilidades ao representar esses elementos vitais em um mapa, reforçando a importância da cartografia na compreensão e preservação do meio ambiente.

A professora Grácia Margarida Russi Prade enfatiza a admiração pelo comprometimento dos estudantes. “É gratificante ver o empenho e dedicação dos estudantes durante todo o processo e desenvolvimento das atividades. Meu coração está repleto de carinho, orgulho, satisfação e gratidão por cada um de meus estudantes. São verdadeiros campeões, não apenas por abraçarem essa oportunidade de aprendizado e crescimento, mas também por demonstrarem dedicação, curiosidade e espírito colaborativo ao longo dessa jornada”, completa.