Memorial para expedicionários e soldados será inaugurado na próxima semana

O evento acontece na Praça Getúlio Vargas

Como forma de homenagear os cidadãos que defenderam valores e a liberdade durante a Segunda Guerra Mundial, um memorial (Memorial da Força Expedicionária Brasileira) dedicado aos expedicionários e soldados está pronto para ser inaugurado na próxima semana. O evento de inauguração será realizado na próxima quinta-feira, dia 24, a partir das 9h na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura de Gaspar.

A celebração conta com uma exposição de veículos do Exército, entrega de homenagem aos familiares, inauguração do memorial e apresentação da Banda do Exército. Durante o período da manhã de quinta-feira (24), a Rua São Pedro até a travessa Carlos Wemuth estará fechada para a realização do evento.

O monumento celebra a coragem, o patriotismo e o compromisso daqueles que sacrificaram tanto em prol de um mundo melhor. A inauguração do memorial é uma ocasião que representa não apenas a memória deles, mas também a unidade e o respeito pela história que moldou a sociedade atual. O memorial é um testemunho da dedicação contínua à preservação da herança cultural e ao reconhecimento de indivíduos notáveis. A pesquisa foi condudiza por Amélia Salete Schmitt Wehmuth e Aldir Wehmuth, o projeto de Lei é de autoria da vereadora Zilma Sansão Bemevenutti e o monumento é assinado pelo Arquiteto e Urbanista Felipe Testoni.

Relação de gasparenses que participaram efetivamente das operações de guerra armada na Itália e na vitória contra os nazi-fascistas: Adolfo Dorow, Adolfo José Klock, Alóis Pitz, Anselmo Olímpio Bonelli, Arnoldo Muller, Benevenuto Bendini, Cristovam Pedro Schramm, Dorval Zuchi, Eduardo Schmitz, Ermínio Graciola, Haroldo Sievert, Herbert Wehmuth, Irineu Klock, João Bendini, João Melato, Luis Russi, Modesto Marquetti, Odorico Marquetti, Oswaldo Eberhardt e Paulo Junkes.

Relação dos gasparenses que serviram como soldados de prontidão: Abelino Alberto Schmitt, João José De Oliveira, Aleonor Benevenutti, João Quintino, Alfredo Tomio, José Leonel Aguiar, Alfredo Wehmuth, Leandro Dagnoni, Ambrósio Müller, Leonardo João Deschamps, Armando Graciola, Olímpio Hahnemann, Fernando Rodolfo Pamplona, Osmário Ezequiel Francisco, Hermógenes Dos Santos, Paulo Wehmuth, Izidro Marquetti, Reinaldo Demmer e Reinoldo Vilbert.

Confira no anexo todas as informações sobre o memorial: