Estratégias para o Turismo são traçadas para os próximos anos

Prefeitura apresentou diretrizes durante evento e os participantes puderam contribuir com o setor

Fortalecer o turismo no município. Esse foi o principal objetivo do fórum para validar as diretrizes estratégicas do Plano Municipal de Turismo (PMT). O encontro ocorreu na segunda-feira, dia 21, no Fazzenda Park Hotel. Durante o evento, foram apresentadas sugestões de investimento e ferramentas para o desenvolvimento do setor turístico para os próximos 10 anos.

O Plano Municipal de Turismo é elaborado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac. O PMT possui 42 eixos, e os participantes do fórum forneceram sugestões, que serão incorporadas para atender a demanda do setor. Após a conclusão, o documento será encaminhado à Câmara de Vereadores até outubro. Uma vez aprovado pelo órgão legislativo, será promulgado como lei municipal e sua aplicação passa a ser uma exigência legal.

Para a elaboração do plano, foram avaliadas as necessidades locais para a implementação e o desenvolvimento de uma política pública voltada para o turismo, dada a relevância deste setor para o município. Inclusive, membros do setor contribuíram ativamente para ajudar na elaboração do PMT.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Pablo Fachini, ressalta o potencial de Gaspar nesse setor. “Gaspar possui um imenso potencial a ser explorado, com a Rota das Águas e a Villa D’Ítalia, que atraem milhares de turistas ao longo do ano. Temos riquezas em belezas naturais, turismo rural, artesanato, gastronomia e serviços. Com esse plano, passamos a ter um norte, um conjunto de diretrizes que nos torna protagonistas de um novo modelo de gestão”, comenta o secretário.

Plano Municipal de Turismo

O Plano Municipal de Turismo é peça-chave para estimular e expandir a atividade turística no âmbito municipal. Expressa uma política consistente, com programas e ações voltados para o desenvolvimento sustentável do setor. Seu embasamento está no Plano Nacional de Turismo (PNT) e abrange o período de 2023 a 2033, buscando estabelecer diretrizes sólidas para o desenvolvimento turístico em Gaspar.

Dentre as principais diretrizes que orientam o PMT, destacam-se o fortalecimento da regionalização, a melhoria da qualidade e competitividade, o incentivo à inovação e a promoção da sustentabilidade. Esses pilares fundamentais guiarão o planejamento do turismo nos próximos 10 anos, assegurando uma visão ampla e alinhada com as demandas da sociedade e do mercado.