Prefeitura e Colaborativa apresentam case de sucesso na educação digital

A ação, realizada em São Paulo, trouxe pontos importantes dos avanços em Gaspar

A Prefeitura de Gaspar participou com a empresa Colaborativa, em São Paulo, nesta quinta-feira, dia 24, de uma apresentação de cases de sucesso que destaca os frutos dessa colaboração na área de educação digital, com o Google For Education. O case apresentado foi o a utilização do Looker Studio para análise de desempenho e performance no Ciclo Diagnóstico.

O case apresentado tem como destaque um programa de transformação digital na educação, centrado na formação continuada de professores e no inovador projeto aluno tutor. Além disso, merece ênfase a relevância do Painel Google Workspace for Education, uma ferramenta que facilita o gerenciamento de contas, equipamentos, dispositivos, firewall e protocolos de conformidade.

Programa Conexão 180º

O Programa Conexão 180°, é um evento de caráter pedagógico, que busca motivar e engajar estudantes matriculados nos 5º (quintos) e 9º (nonos) anos, professores, gestão e familiares da Rede Municipal de Ensino de Gaspar. O evento propõe atividades pedagógicas com foco nos descritores das matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Nesse evento, a Colaborativa compartilhou a experiência, demonstrando como a formação contínua de professores é enriquecida pela integração dos recursos do Google. O projeto aluno tutor também recebeu destaque, destacando a colaboração entre alunos como um complemento ao ensino tradicional.

O Prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância da parceria para a educação digital dos jovens. “A tecnologia está cada vez mais presente na sociedade e isso inclui também a educação. Essas formações e parcerias que temos realizado contribuem na preparação das gerações futuras para um mundo cada vez mais digitalizado”, enfatiza Wan-Dall.

Dentre os avanços dos últimos quatro anos, está o crescimento exponencial na utilização de soluções inteligentes e equipamentos tecnológicos. Confira abaixo:

· Implantação do sistema de Gestão Educacional, i-Educar;

· Implantação do sistema Diário Eletrônico, i-Diário;

· Implantação do sistema de Gestão de Matrículas, Pré-Matrícula Digital;

· Implantação do sistema de Gestão de Vagas para Educação Infantil, Intenção de Vagas;

· Modernização do Parque Tecnológico de mais de 30 Estabelecimentos de
Ensino;

· Aquisição de mais de 1300 Chromebooks + Telas Interativas para Estudantes e Professores (as);

· Implantação do 1º Espaço Maker da história de Gaspar, Gaspar Maker Labs;

· Implantação do Programa de Transformação Digital na Educação Google for Education.

O painel Google WorkSpace for Education, por sua vez, é uma peça central nessa iniciativa, assegurando a administração eficaz dos recursos digitais envolvidos. Durante a apresentação, foram discutidos os detalhes desse projeto transformador, com enfoque especial na colaboração entre os projetos Conexão e Edu. Em 2023, pode-se destacar a ampliação do Programa de Transformação Digital na Educação (Formação Continuada + Programa Aluno Tutor em Tecnologias Google + Projeto Rede de Referência Google for Education + Assessoria Técnica).

“A parceria com a Empresa Colaborativa e a certificação como Google Partner tem sido um ativo fundamental para nossa busca pela excelência educacional na era digital. A transformação digital na educação é um compromisso constante e essencial”, ressaltou o secretário de educação, Emerson Antunes.

Colaborativa

A Empresa Colaborativa é uma organização dedicada a impulsionar a transformação digital na educação. Como parceira da prefeitura e Google Partner no Brasil, a empresa se empenha em capacitar educadores e alunos por meio de iniciativas inovadoras e tecnológicas. Com foco na formação contínua de professores e projetos disruptivos como o aluno tutor, a empresa Colaborativa está na vanguarda da revolução educacional.