Ponte do Vale sofre novo furto nos fios de iluminação

Via está com 80% da iluminação comprometida e motoristas devem ter atenção redobrada ao cruzar a ponte

‌Novamente a Ponte Dorval Pamplona (Ponte do Vale) sofre com furtos na fiação da rede de iluminação. É a segunda vez que o local sofre com esse tipo de ato em dois meses. Durante os próximos dias a via estará com 80% da iluminação comprometida, o que fará com que os motoristas e pedestres que necessitarem trafegar pelo local deverão ter a atenção redobrada.

‌A Prefeitura de Gaspar já realizou a abertura de um boletim de ocorrências junto a policia e medidas de prevenção já estão sendo realizadas. O setor responsável pela iluminação pública da Secretaria de Obras acredita que os furtos são para a retirada do material (cobre) que fica por dentro do fio, que tem um alto valor.

‌Os criminosos, além de furtar a iluminação da ponte, ainda furtaram os fios de energia do terreno recém adquirido pela Prefeitura de Gaspar junto a Universidade Regional de Blumenau (FURB), na esquina da Rua Itajaí com a Rua Madre Paulina. Quem praticou o ato, ainda usou o local para descascar os fios, levando somente o material valioso e deixando a capa plástica desses cabos jogadas no local.

‌Os furtos já são registrados há alguns meses, o primeiro ato criminoso aconteceu no final de julho, e nesse final de semana novamente furtaram o local. A previsão é que na próxima semana uma equipe já comece a trabalhar no local para religar parte da iluminação da ponte, garantindo mais segurança a quem trafegar pela via.

‌A Secretaria de Obras estima que os prejuízos com toda a fiação furtada sejam de aproximadamente de R$100 mil reais. No momento, a Secretaria não tem todo o material em estoque para realizar o serviço por completo. Será feito levantamento e análise de orçamento para solicitar uma nova remessa de fios.‌

Para dificultar possíveis tentativas do furto desse material em outras ocasiões, a nova instalação, ao invés de subterrânea será realizada de modo aéreo. “Precisamos tomar essa medida para evitar que esses furtos continuem frequentes. O local perderá um pouco da beleza que os fios subterrâneos transmitem, mas dificultará a ação desses criminosos. Vamos buscar realizar a compra desse material no menor tempo possível para que em breve a Ponte Dorval Pamplona esteja totalmente iluminada, garantindo um trafego com maior qualidade e segurança”, explica o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Roni Muller.

‌A administração municipal deve encaminhar pedido para a Polícia Militar e Polícia Civil para reforçar o policiamento, investigação e prevenção desse tipo de crime.

A iluminação é pública e todo o recurso investido para religar a iluminação da ponte também. São recursos provenientes dos impostos pagos pela comunidade. Então, se você presenciar algum ato desse tipo, seja em espaços públicos ou privados, denuncie!

Policia Civil: 3332-1000

Policia Militar: 3332-2133 ou 190