Cabanha de Gaspar é premiada em Julgamento no Rio Grande do Sul
46º edição da Expointer está sendo realizada entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro
Não é novidade que o setor rural de Gaspar vem em um crescimento exponencial, principalmente quando falamos na criação de animais para corte e reprodução genética. Durante essa semana uma cabanha de Gaspar teve duas ovelhas premiada em uma das maiores feiras agropecuárias do pais, com prestigio no mundo todo, a Expointer, que está em sua 46º edição e é realizada no município de Esteio no Rio Grande do Sul.
A Cabanha Catarina já está a quatro anos produzindo animais de excelência no município. A fazenda é especializada na criação e produção da Raça Santa Inês. “É um orgulho imenso representar a a cidade de Gaspar em uma expofeira tão renomada em diversos lugares do mundo. A premiação em uma feira tão grande mostra como o setor pecuário de Gaspar está cada vez mais forte”, explica um dos proprietários da Cabanha, Wilson Reinert.
A cabanha é uma das pioneiras na produção da raça na cidade, tendo aproximadamente 70 animais, todos puros. A base da criação veio toda do nordeste, de uma região que é referencia na criação da raça. A fazenda fica localizada no bairro Gaspar Grande.
A fazenda teve inicio como um hobby e viu na criação da raça uma grande oportunidade de transformar um passatempo em algo rentável. Ao longo do tempo os irmãos Wilson e Eduardo foram realizando a melhora da qualidade genética do rebanho, onde começaram a participar de feiras e julgamento de ovinos.
Os animais foram premiados em duas categorias. A ovelha Gabriela ficou com o titulo de Reservada grande campeã da Expointer 2023, enquanto a ovelha Fantasia ficou com o titulo de ovino do futuro Expointer 2023.
Santa Inês
O ovino Santa Inês é um animal desprovido de lã, de elevada estatura, pernas compridas e orelhas longas. O peso ao nascer fica entre 3,5 e 4,0 kg, na fase adulta as ovelhas pesam entre 50 e 60 kg e os machos aproximadamente 100 kg. As ovelhas Santa Inês possuem características extremamente interessantes como a reprodução, os animais podem ter de 2 a 3 cordeiros por ano e tem menores exigências nutricionais, se adequando de maneira mais fácil a pastagem.