Gaspar promove diversas atividades em unidades da rede municipal

Ações são realizadas regularmente em CDIs e escolas

Diversas ações e atividades complementares são promovidas semanalmente nas escolas municipais e CDIs de Gaspar. Somente nesta semana, a Escola Mário Pederneiras promoveu o 2° Movimento Literário, o CDI Francisco Mastella trouxe alimentos para as crianças em um projeto sobre sensações e CDI Vovó Benta criou um novo espaço para o café das crianças.

Com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita, a Escola de Educação Básica Mário Pederneiras promoveu nesta segunda-feira, dia 5, o 2° Movimento Literário. A ação contou com contação de histórias na unidade e trouxe como tema, os animais. Cada professor ficou responsável por organizar o espaço de acordo com o animal sorteado. Entre os animais sorteados teve urso, porco, vaca, lobo e gato. Os estudantes foram separados em cores e passaram em todas as salas de aula para ouvir uma história. Após a conclusão da ação aconteceu à entrega de boletim aos responsáveis dos estudantes.

O CDI Francisco Mastella oportunizou para as crianças da turma de zero a um ano nesta quarta-feira, dia 6, uma aproximação com alimentos para promover novas sensações e o conhecimento de novos alimentos. A experimentação de novos alimentos em crianças pode trazer vários benefícios importantes para o desenvolvimento e saúde, incluindo a introdução a nutrientes essenciais e o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.

Preocupação com o meio ambiente também é tratado nas unidades. As crianças do CDI Natália Andrade foram orientadas sobre a importância em descartar corretamente resíduos em uma visita no Ecoponto nesta quarta-feira, dia 6. Além disso, eles aprenderam de forma prática como funciona o espaço. Na ocasião, também receberam orientações sobre a Dengue.

Outra ação promovida nesta semana foi no CDI Vovó Benta. As crianças tiveram a oportunidade de tomar café no novo ambiente construindo na unidade nesta terça-feira, dia 5. Além da possibilidade de realizar refeições no local, atividades complementares também podem ser realizadas. A ação promove a interação entre as crianças e o contato com diferentes atividades na rotina deles.

No CDI Vovó Lica o café da manhã das crianças de terça-feira, dia 5, foi mais divertido. Os pequenos logo cedo foram perguntar para as merendeiras o que teria no cardápio da alimentação escolar no dia e fizeram desenhos para ilustrar a alimentação. Eles também auxiliaram na organização das mesas e aproveitaram o café com os colegas. Atividade que promove a interação entre os pequenos e o contato com tarefas do dia a dia.

O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall destaca que essas iniciativas beneficiam as crianças em diferentes aspectos. “Realizamos nas unidades municipais atividades diferentes toda semana. São ações importantes que promovem novas sensações, interação entre as crianças e adolescentes e o contato com atividades que ampliam o repertório das crianças e adolescentes que vão além do currículo formal”, enfatiza o prefeito.