Alunos da rede municipal exploram fazenda produtora de tilápia

Visita é uma ação em alusão a segunda semana do peixe de Gaspar

Os alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de sair de dentro da sala de aula para e mergulhar em uma experiencia única e educativa. Os estudantes conheceram um pouco de como funciona o cultivo de um dos principais produtos da agricultura gasparense, a tilápia. A visita dos estudantes é uma ação realizada em alusão a segunda semana do peixe de Gaspar, realizada entre os dias 01 e 17 de setembro.

A fazenda que os estudantes estão visitando é a Nossa Senhora de Fátima, administrada pelos piscicultores Ofélia Campigotto e Paulo Marangoni, que fica localizada no Bairro Gaspar Alto.

Durante a visita os pequenos curiosos, através de uma palestra entenderam como é realizada a criação da tilápia, desde a chegada dos alevinos (filhotes de peixe), que são adquiridos de um criador na ilhota, manejo dos animais até a secagem da lagoa e a comercialização dos animais para os pesque e pagues e frigoríficos da região.

“Gostei muito de conhecer a como funciona a produção da tilápia. Eu adoro comer peixe, sempre vou com meus pais até o pesque e pague para pescar e também comer”, disse um dos estudantes.

Os piscicultores além da palestra levaram os alunos até as lagoas e mostraram na prática como é realizado o processo de alimentação e cuidados que se devem ter para manter esses animais saudáveis.

O Secretário de Agricultura e Psicultura de Gaspar, Cleverson Ferreira dos Santos afirma que essa é uma ação muito necessária. “Essa conscientização é fundamental para que nossos estudantes tenham o conhecimento sobre um produto que é um dos principais da agricultura da cidade. E saber como é produzido um alimento que também é consumidos por eles”.

Alimentação Escolar

Para reforçar ainda mais todo o conhecimento adquirido durante a experiencia, os estudantes também puderam saborear a tilápia durante a merenda escolar. Entre os dias 1 e 17, em duas oportunidade a Secretaria de Educação colocou a proteína como alimento base do cardápio.

Foto: Paulo Spengler