Gaspar prepara mais uma edição da Semana Farroupilha

Atividades ocorrem de 13 a 20 de setembro

‌Gaspar prepara mais uma edição da Semana Farroupilha, evento que presta homenagens às tradições e à história do povo gaúcho, do estado vizinho. A programação da semana é diversificada e abrange atividades culturais, esportivas, religiosas e gastronômicas. As atividades ocorrem do dia 13 a 20 de setembro, com a missa na Igreja São Pedro de Apóstolo no dia 13. Além disso, a cidade receberá a Chama Crioula, o maior símbolo da tradição gaúcha, no dia 14. O evento é promovido pela Prefeitura de Gaspar e pelo CTG Coração do Vale.

No dia 14 haverá a abertura oficial da Semana Farroupilha, com um desfile da Chama Crioula da Praça Getúlio Vargas até a Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. A partir das 20h30 começa as festividades, com apresentações de dança, homenagens e exposições sobre Anita Garibaldi, jantar por adesão e apresentação da dupla Bruno Souto e Gustavo Almeida.

A arena Multiuso receberá torneio de laço para sócios, apresentações de gaiteiros e um jantar por adesão na sexta-feira, dia 15. Na segunda-feira, dia 18, ocorre uma exposição artística com a temática de Anita Garibaldi; no dia 19, terça-feira, o Paço Municipal recebe a exposição. Na quarta-feira, durante o encerramento das atividades, haverá uma churrasqueira comunitária, apresentação de dança, homenagens e a apresentação da dupla Bruno Solto e Gustavo, também na Arena Multiuso.

Em Gaspar, a comunidade gaúcha é extensa. A força do tradicionalismo é demonstrada no município por meio da cultura, vivência, linguagem, vestimentas, entre outros. Gaspar também é palco de um dos maiores eventos voltados para a cultura gaúcha fora do Rio Grande do Sul, o Rodeio Crioulo, promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Coração do Vale. O evento reúne milhares de pessoas de diversas regiões do país.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, Gaspar é uma cidade de diversidade cultural. “Muitas pessoas escolhem Gaspar para criar raízes, e a comunidade gaúcha é uma dessas. Sabemos da importância de fazer com que essas pessoas se sintam em casa de alguma maneira. A comunidade gaúcha de Gaspar é extensa e contribui para a economia por meio de eventos grandiosos. Estamos prontos para acolher bem e celebrar juntos esta data tão especial para eles”, destaca Wan-Dall.

‌Confira a programação completa: