Grupo de trabalho discute situação do cemitério

Superlotação, manutenção e tarifas foram temas da reunião definida em audiência pública

Um grupo de trabalho se reuniu na Prefeitura de Gaspar para discutir a atual situação dos cemitérios municipais e buscar alternativas na última semana. A comissão foi definida em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, com membros do legislativo e da comunidade me geral. Representantes da administração receberam o grupo e uma proposta deve ser encaminhada por ofício nos próximos dias.

Durante o encontro, o prefeito Kleber Wan-Dall esclareceu que o objetivo principal das adequações implantadas pela LEI nº 4.297, de 27 de abril de 2023 é a solução para o problema de lotação do cemitério. “Já existia uma lei de 2014 que previa a atualização cadastral. Nossa proposta foi de regulamentar e efetivamente aplicar essa lei e acrescentar as atualizações realizadas na infraestrutura como o gavetário e o ossuário”, informou.

Foi apresentada, durante a reunião, a mesma planilha entregue aos vereadores na apresentação da proposta da Lei. A tabela mostra um estudo feito com cemitérios públicos de cidades da região que apontam as diversas tarifas e taxas dos serviços prestados. “Cada cemitério distribui as taxas conforme a sua realidade. Se comparar, há municípios que o aluguel da capela mortuária é de R$900 reais, enquato a nossa é de R$144,50 nesse mesmo município a taxa de concessão é de R$316, enquato a nossa é R$720. Os valores dos serviços variam, porém a média é similar. Nós propusemos implantar esse valor na concessão para incentivar a lberação de espaço e a utilização dos gavetários e ossuários”, esclareceu Luis Carlos Spengler Filho, chefe de Gabinete.

Foi exemplificado, inclusive com fotos, situações como a reserva de espaços que nunca foram utilizados, enquanto famílias que querem sepultar seus entes não têm espaços vagos. Outra situação relatada é a de quem algumas famílias possuem até 12 jazidos, podendo liberar alguns e ainda manter seus entes nos seus tumulos.

O Grupo de Trabalho definido na audiência pública é composto pelos vereadores Alexsandro Burnier, Ciro André Quintino, Dionísio Bertoldi e Junior Hostins e pelos membros da comunidade Eder Carlos Muller da Silva, Hamilto Graf e Sonia Pamplona Oneda. De acordo com o vereador Dionísio, as solicitações da comunidade são, a redução de 50% no valor da taxa, o início da construção de um novo cemitério e opção de tarifa zero.

A Administração Municipal deliberou que faria os levantamentos e encaminhamentos necessários e deve encaminhar uma proposta oficial e documentada nos próximos dias.