Gaspar promove segunda edição do Festival Paradesportivo
Evento será realizado entre os dias 18 a 22 de setembro na sede esportiva da A.D.C Seara
Com o objetivo continuar oferecendo para crianças e adolescentes com deficiências o acesso a inclusão social por meio do esporte, a Prefeitura de Gaspar promove a segunda edição do Festival Escolar Paradesportivo. O evento será realizado na Sede da Associação Desportiva Classista Seara, entre os dias 18 a 22 de setembro. O festival é promovido através de uma parceria entre Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) e Secretaria de Educação, por meio do Programa Paradesporto Gaspar.
O festival é realizado com o intuito de incentivar as pessoas que possuam algum tipo de deficiência a praticar atividades esportivas regulares, além de criar condições para que possam superar seus limites e desenvolver suas potencialidades. A ação também busca fortalecer ainda mais os princípios da inclusão por meio do esporte e está fortemente direcionada para a construção de um mundo melhor, mais pacífico e livre de quaisquer tipos de discriminação.
Participarão do Festival alunos entre 9 e 17 anos matriculados nas redes de ensino municipais, estaduais, federais e privadas do município, e que possuam algum tipo de deficiência, seja ela físico-motora, visual, auditiva, intelectual, TEA (autismo) ou Down.
Neste ano, o festival conta também com a participação de alunos representando a APAE de Gaspar. Alunos inscritos por escolas e que também fazem parte da APAE, poderão escolher entre participar representando a escola ou a entidade.
No último ano o festival contou com a participação de 100 estudantes, neste ano, cerca de 160 já estão inscritos. O último festival serviu também como uma forma de conhecer e destacar novos talentos paradesportivos. Muitos dos medalhistas da ultima edição das Paraolimpíadas Escolares, tiveram seus talentos descobertos na 1ª edição do festival, realizada em outubro de 2022.
Para o Prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall o Programa Paradesporto vem ganhando mais corpo a cada dia que passa. “É um Programa com pouco mais de dois anos e que já está colhendo muitos frutos. Realizar um festival com tantos participantes, contando somente com representantes de Gaspar mostra a força que o Programa está atingindo. Descobrindo e formando diversos paratletas com um enorme potencial. São motivo de muito orgulho”, ressalta.
O Festival será disputado em duas modalidades principais, que são Atletismo e Bocha-Paralímpica. A modalidade de Atletismo conta com as provas de 50, 75 e 200 metros rasos, lançamento de dardos 500gr e 600gr, arremesso de peso de 1, 2, 3 e 4kg, lançamento de pelotas de 250gr e salto em distância. Na Bocha participarão alunos de 10 a 17 anos, que sejam usuários de cadeira de rodas.