Sábado será dia de abordar sobre saúde mental na Praça da Prefeitura

Evento acontece a partir das 9h e terá diversas ações do CAPS

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, neste sábado, dia 16, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, promove o DIA D da Campanha Setembro Amarelo, na Praça Getúlio Vargas. Durante a ação, que ocorrerá a partir das 9h, os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam o acolhimento e orientações de pessoas, que necessitam de um espaço de escuta.

No local, o público terá a oportunidade de contar com a presença de psicólogos do CAPS, que compartilharão informações valiosas sobre o tema, além de oferecerem dicas e estratégias para cuidar da própria saúde mental, bem como identificar sinais de sofrimento psicológico e desafios emocionais ao seu redor.

Além disso, a iniciativa incluirá atividades como a distribuição de mudas, uma oficina de tsurus (um tipo de origami), um mural com mensagens, e a distribuição de imãs de geladeira produzidos nas oficinas de artesanato. Após as atividades na Praça, a comunidade, juntamente com servidores e usuários do CAPS, realizará uma caminhada até a escadaria da Igreja São Pedro, onde serão exibidos cartazes produzidos durante as oficinas locais.

O Secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, ressalta a importância de abordar esse tema. “Queremos informar e conscientizar a população gasparense sobre a relevância de discutir esse assunto, cuidar da saúde mental e, principalmente, combater o preconceito que ainda persiste em nossa sociedade”, afirma o secretário.

Serviço:

Para aqueles que necessitarem de ajuda, é importante procurar a unidade de saúde de referência, que realizará avaliações e encaminhamentos para os serviços de saúde mental. Além disso, o CAPS de Gaspar opera com o serviço de porta aberta, sem necessidade de agendamento.

Se desejar, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo número 188 ou com o CAPS Gaspar pelo telefone (47) 3091-2101, na Av. Construtor Augusto Vitório Deschamps, Bairro Santa Terezinha.