Saúde encerra campanha do Setembro Amarelo com palestra

Ação será realizada no plenário da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira

Para encerrar as ações da Campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira (27) uma palestra com o tema “Epidemia Calada: rompendo o silêncio, precisamos falar de suicídio”. A ação será realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar, a partir das 18h30. O evento é gratuito e aberto à comunidade, sem necessidade de inscrição.

A palestra, ministrada pela psicóloga Rosane Voltolini, tem como objetivo informar, conscientizar e debater o suicídio e suas causas, além de apresentar estratégias de prevenção e apoio às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade emocional.

Rosane comenta que na palestra o tema será debatido de forma suave e tranquila, com o objetivo de sensibilizar a comunidade presente. “Queremos que as pessoas tenham clareza sobre o tema e não propaguem inverdades. Muitas vezes, é comum ouvir pessoas rotulando aqueles que sofrem como covardes, mas essa é uma visão equivocada. O que realmente existe é uma pessoa que está sofrendo, e precisamos abordar isso com empatia e cuidado”, pontua a psicóloga.

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria de Saúde promoveu uma série de ações em apoio à campanha Setembro Amarela. As atividades se estenderam a diferentes públicos, incluindo usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), servidores da saúde e a comunidade em geral. Uma das principais ações foi realizada com os pacientes do CAPS, em que profissionais do local ofereceram palestras, rodas de conversa e atividades terapêuticas com o objetivo de promover a valorização da vida e proporcionar um ambiente de acolhimento e apoio emocional.

Além disso, os servidores da saúde também foram alvo das ações do Setembro Amarelo, com treinamentos específicos sobre como identificar sinais de alerta e agir de maneira adequada em casos de pessoas em situação de vulnerabilidade emocional. Santiago Martin Navia, secretário de Saúde, comenta sobre a campanha. “Durante todo mês tivemos diversas atividades nos CAPS e nos serviços de saúde. Nosso foco foi promover o diálogo sobre o tema e oferecer apoio às pessoas que estão enfrentando dificuldades emocionais”, pontua.

Procure ajuda

Se você está (ou conhece alguém) deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.

O CAPS de Gaspar trabalha em regime de porta aberta, isto é, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

A pessoa que procura o CAPS é acolhida e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas. Uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. Além disso, atua no acolhimento integral às situações de crise, nos estados agudos da dependência química (álcool e drogas), nas quais o usuário pode permanecer para o tratamento por tempo determinado.

Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. E, se quiser, busque o Centro de Valorização da Vida (CVV). Ligue 188. Ou, ligue no CAPS Gaspar (47) 3091-2101, endereço Av. Construtor Augusto Vitório Deschamps – Santa Terezinha.