Eleição de conselheiros tutelares acontece no próximo domingo

São 14 candidatos habilitados para concorrer a cinco vagas

Com papel fundamental na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, cinco conselheiros tutelares serão eleitos no próximo domingo, dia 1° de outubro. A Prefeitura de Gaspar, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gaspar (CMDCA), anunciou no dia 30 de agosto, 14 candidatos habilitados. Destes, cinco terão o período de gestão de 2023 a 2028.

Todos os eleitores que tenham seus títulos regularizados até o final de maio e que votam em Gaspar têm a oportunidade de participar da eleição, que não é obrigatória. A votação ocorrerá no domingo, 1º de outubro, na Escola Honório Miranda, das 8h às 17h. Cada eleitor poderá escolher até cinco candidatos.

A campanha eleitoral dos candidatos teve início no dia 30 de agosto, com uma apresentação à comunidade. Os cidadãos puderam ouvir as propostas e aprender mais sobre a função dos conselheiros tutelares. Para se qualificarem como candidatos, eles passaram por um rigoroso processo de seleção, que incluiu capacitações e provas.

“Apesar de se tratar de um processo de escolha cujo voto não é obrigatório, é muito importante que os cidadãos busquem conhecer os candidatos do Conselho Tutelar, suas propostas para a garantia da defesa dos direitos das crianças e adolescentes e votem no próximo domingo, dia 1°”, destaca Salésio da Conceição, secretário de Assistência Social.

O que faz um conselheiro?

O conselheiro tutelar é responsável por auxiliar o Poder Público na proteção da criança e do adolescente. Eles devem atuar junto à comunidade para salvaguardar as crianças de qualquer forma de negligência, exploração ou crueldade.

Além disso, também devem atuar para garantir todos os direitos da criança e adolescente como o acesso à educação, solicitando vagas em unidades de ensino, por exemplo.

Confira abaixo a lista de candidatos habilitados:

Deise Juliane Schuart

Elzira Lemfers Valgas