Programa de Voluntários da Defesa Civil de Gaspar é destaque no Estado
Projeto foi selecionado pela FECAM por conta das boas práticas realizadas para a comunidade
Um projeto da Prefeitura de Gaspar realizado pela Superintendência de Defesa Civil foi selecionado entre as 50 iniciativas do Banco de Boas Práticas do Sistema Fecam (Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina) para se apresentar no Congresso das Associações, Municípios e Consórcios (Comac-SC), marcado para acontecer de 27 a 29 de setembro. A apresentação de Gaspar está marcada para acontecer na quinta-feira, dia 28.
A Defesa Civil apresentará o case do Grupo de Agentes Voluntários de Defesa Civil de Gaspar. O programa foi implantado em 2018, e mais de 300 voluntários passaram pelo projeto. Atualmente, cerca de 70 pessoas participam do projeto ativamente. Os voluntários recebem noções sobre Defesa Civil, percepção de riscos, primeiro socorros, combate a incêndios e também auxiliam o município em caso de eventos adversos.
O Grupo de Agentes Voluntários foi escolhido pelo Comac por estar alinhada a um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A formação dos agentes tem entre seus princípios conscientizar e instigar a resiliência, a sustentabilidade, e a percepção de risco. Além disso, tem a finalidade de estabelecer uma aproximação efetiva com a comunidade.
O projeto será apresentado pela superintendente de Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaína de Medeiros, ela destaca a importância do projeto para a comunidade. “Ser classificado para apresentar nosso projeto para todos os município do estado é uma grande conquista para a nossa Defesa Civil. Isso só demonstra a dedicação incansável da nossa equipe em promover a segurança e o bem-estar da comunidade. Nossos agentes são a prova viva de que a força de uma cidade reside na capacidade de unir e proteger em tempos de adversidade”, salienta a superintendente.
Além de Gaspar, foram selecionadas 50 iniciativas que melhor refletiram a constante busca por melhorias e da vontade de transformar as cidades em espaços mais inteligentes e adaptáveis. Cada iniciativa escolhida apresenta uma abordagem única para os desafios contemporâneos, contribuindo para o progresso das comunidades locais.
Para participação no evento, foram consideradas somente boas práticas realizadas nas cidades catarinenses. Os avaliadores levaram em conta sete critérios de seleção, que passam pela criatividade, replicabilidade e impacto social da medida, além do caráter inovador, envolvimento da população, economia e otimização de recursos financeiros e obtenção dos resultados almejados.
O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), CINCATARINA, ARIS e da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e tem o objetivo de mapear as boas ações desenvolvidas nos municípios brasileiros, em diferentes áreas.