Gaparense disputa mais uma final de Mundial de Corrida de Aventuras
Percurso de mais de 800km e será disputada em até nove dias no continente africano
A equipe Brazil Multisport, o grupo que o gasparense e atleta Bolsista da FMEL Gaspar, Jonas Junckes é integrante, parte para mais um importante desafio, onde irá representar o Brasil na etapa final do Mundial de Corrida de Aventuras. O percurso da etapa será um dos mais difíceis do mundo, com mais de 800km de prova percorridos em até nove dias. A etapa será disputada na Província do Cabo Oriental, na África do Sul.
O mundial de corrida de aventuras é a principal competição da modalidade em todo o globo. A equipe Brazil Multisport é composta, além do Gasparense Jonas Junckes, pelo casal de Lençois – BA Camila Nicolau e Guilherme Pahl além do atleta tailandês Jay Jantaraboon.
Jonas embarca no aeroporto de Guarulhos no dia 8 de outubro, rumo a África do Sul. A prova terá largada no município local de Kouga no dia 18, e a previsão de chegada das equipes é até o dia 27 de outubro.
A corrida de aventuras é um esporte de resistência multidisciplinar em que os competidores competem em equipes, viajando dia e noite e navegando de ponto de controle em diversas disciplinas, como mountain bike, trekking, caiaque, cordas e orientação.
Nesta etapa, 109 equipes estão confirmadas, sendo a maior largada da história de uma final de mundial. “Estamos ansiosos e confiantes. Uma etapa final de mundial sempre é um misto de emoções. Tudo indica que essa será uma das etapas mais difíceis de todo o calendário. Poder percorrer boa parte da África do Sul e observar a fauna e flora dessa região vai ser uma experiência sem igual”, afirma Jonas.
A equipe já conquistou importantes títulos e colocações em competições de alto nível. A equipe conquistou o sul-americanos 2022 e 2021, o titulo da Expedição Guarani 2021, 11º colocação no mundial da Espanha 2021 e a 3º colocação no mundial de 2022, sendo a melhor colocação de uma equipe Brasileira na história da competição.
“A equipe conquistou um feito histórico para o Brasil no último mundial. Para essa edição estamos ainda mais focados, vamos mostrar a força brasileira e buscar colocar o Brasil mais uma vez em um pódio no mundial”, finaliza Jonas.
Para quem quiser acompanhar a equipe durante a prova, os atletas realizarão o percurso com um GPS, onde se pode ter noção da localização exata das equipes. A transmissão estará disponível a partir da largada no dia 19 no link abaixo:
https://kinetic-events.azurewebsites.net/
Bolsa Atleta
Jonas é um dos muitos atletas gasparenses contemplados pelo programa. O Bolsa atleta é um programa de apoio ao atleta ofertado pela Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. Os participantes do programa recebem um auxilio financeiro que ajudam a custear parte de suas despesas em viagens para competições.