Samae alerta a população sobre abastecimento de água
Elevação do consumo de água e alta turbidez podem gerar desabastecimento
Diante do registro de elevações do consumo de água em algumas regiões da cidade, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar (Samae) faz novamente um alerta à população e solicita a colaboração de todos, para que o sistema de distribuição não seja comprometido. Desta forma a autarquia não precisa aplicar medidas técnicas restritivas.
Mesmo com todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) operando acima da capacidade normal, elas não conseguem atender a demanda por conta do alto consumo. Isso acontece porque a água está com níveis de turbidez acima do normal, ou seja, com muito mais sujeiras e isso provoca uma lentidão no tratamento da água e armazenamento nos reservatórios.
A alta turbidez da água significa que a água está turva devido a pequenas partículas sólidas nela, como poeira. Isso dificulta o tratamento da água nas estações de tratamento. O engenheiro químico responsável pelo tratamento de água e diretor da ETA, Djonathan Custódio, explica a alta turbidez. “Quando a água é turva, as estações de tratamento precisam usar mais produtos químicos e realizar processos adicionais para remover essas partículas e tornar a água segura para beber. Porém esses processos adicionais levam mais tempo e isso aumenta o tempo total do processo de tratamento, basicamente significa que a água tem que ficar por mais tempo na estação. É como se a água tivesse sujeira, e é preciso fazer um esforço extra para limpá-la”, explica o engenheiro químico.
A autarquia reforça a importância da necessidade de economizar água no município. “Se contarmos com a ajuda da população, esperamos, com todo o esforço que os técnicos do Samae estão fazendo, manter a situação sob controle. Por isso, o nosso apelo para que todos se conscientizem do momento delicado que estamos vivendo”, pontua Djonathan.
A autarquia reitera seu compromisso em garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água para toda a população e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas ou fornecer informações adicionais por meio do número (47) 3091-2095.
Formas bem simples de economizar água
- Não lave a calçada;
- Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça ou escova os dentes economiza até 97 litros de água.
- Após fechar a torneira, certifique-se de que ela não esteja pingando.
- Limpe a louça antes de lavá-la. Essa é uma dica e tanto para evitar o desperdício. Tire o excesso de resíduos a seco e só depois jogue água. Ah, também não se esqueça de desligar a torneira enquanto estiver ensaboando.
- Reutilize água da máquina de lavar. Essa água não é própria para o consumo, mas pode servir para as plantas, lavar o quintal e dar descarga.
- Cheque se há algum vazamento na sua casa. Essas perdas involuntárias, que normalmente não estão aparentes, também cobram um preço alto ao meio ambiente e às suas contas, no fim do mês.
- Não tome banhos muito demorados. Uma ducha de 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água.
- Acumule as roupas para lavar. Assim, você enche totalmente a máquina e usa água uma vez só.