Boletim Defesa Civil – 12/10 – 12h30

A Defesa Civil de Gaspar volta para o estado de atenção por conta do retorno da chuva em Santa Catarina. O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 5,80m acima da normalidade às 12h. Em Gaspar, choveu 80mm durante a noite, mais do que estava previsto. A previsão é que ainda chova 40 a 50mm em todo o Vale do Itajaí nesta quinta-feira, dia 12.

De acordo com o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar de 7 metros durante o dia. A população deve permanecer em alerta.

Devido aos acumulados de chuva observados nos últimos dias, somados ao observado neste novo evento, Gaspar corre risco de inundações e principalmente deslizamentos.

Nesta quinta-feira, dia 12, foram atendidas sete ocorrências, sendo três deslizamento em propriedade particular, um deslizamento em via pública e três alagamentos em via pública.

A Defesa Civil orienta as pessoas que residem em ruas onde a cota de enchente varia entre 6m e 7m a aguardar antes de moverem seus móveis para dentro de casa, devido à água que está descendo do Alto e as novas chuvas que acontecem. Além disso, o município possui alguns ribeirões que podem represar água.

O abrigo para pessoas, na Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, em frente a padaria Nicoletti, recebe atualmente 30 pessoas desabrigadas.

Em uma ação de resposta ágil, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos  já atendeu a uma ocorrência na Rua Fernando Krauss, onde problemas na tubulação foram detectados. Agora, foram direcionando esforços para a rua José Althoff, no bairro Margem Esquerda, devido a uma situação semelhante. Um. caminhão-pipa está a caminho do Bairro Bela Vista para prestar suporte aos moradores que fazem a manutenção da bomba, atendendo a um pedido da comunidade.

As equipes da Prefeitura de Gaspar e da Defesa Civil permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco. A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:
Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha