Boletim Defesa Civil – 12/10 – 14h

A Defesa Civil de Gaspar volta para o estado de alerta por conta do retorno da chuva em Santa Catarina. O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 6,34 metros acima da normalidade às 14h. Em Gaspar já choveu 100mm, mais do que estava previsto. A previsão é que ainda chova 40 a 50mm em todo o Vale do Itajaí nesta quinta-feira, 12. A projeção é que o Rio Itajaí – Açu atinja a marca de 7,60, às 2h.

Além da projeção de 7,60, segundo o professor Ademar Cordeiro, professor da FURB, profissional que desenvolveu as cotas de enchente do município, o nível do Rio Itajaí-Açú, em Gaspar, pode chegar de 8 metros no início da manhã de sexta-feira, dia 13. A população deve permanecer em alerta.

Devido aos acumulados de chuva observados nos últimos dias, somados ao observado neste novo evento, Gaspar corre risco de inundações e principalmente deslizamentos.

Nesta quinta-feira, dia 12, foram atendidas 15 ocorrências, cinco deslizamento em propriedade particular, cinco deslizamento em via pública e três alagamentos em via pública, uma queda de árvore é um destelhamento.

A Defesa Civil orienta as pessoas que residem em ruas onde a cota de enchente varia entre 7m a 8m retirarem seus móveis de dentro de casa, devido à água que está descendo do Alto e as novas chuvas que acontecem. Além disso, o município possui alguns ribeirões que podem represar água.

O abrigo para pessoas, na Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, em frente a padaria Nicoletti, recebe atualmente 30 pessoas desabrigadas. Pessoas desabrigadas podem procurar o local e se necessário, guardar seus móveis lá também.

Para quem precisa de um espaço para guardar os móveis, os abrigos da Escola Profª Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira e São Judas Tadeu na Margem Esquerda, abrem a partir das 15h. Na escola Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista, o atendimento segue normalmente. A comunidade do bairro Lagoa que precisar guardar seus móveis na Sociedade Tamandaré, acionar o telefone 47 99101-9335.

As equipes da Prefeitura de Gaspar e da Defesa Civil permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco. A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Vias interditadas:
Rua Manoel da Pedra, Gaspar Mirim;
Rua Fausto Dagnoni, Gasparinho;
Rua Paulo Arquelau Roncaglio, Barracão;
Rua Amadio Beduschi, Barracão.

Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:
Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha.

Endereços dos abrigos de móveis:

São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC, 89116-520EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – FigueiraEEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmerman
Sociedade Tamandaré – Rua Geral Poço Grande, 5300 – Lagoa (informações pelo telefone 47 99101-9335.)